SBK, 2021, Navarra: Outra pista nova para as SBK

Por a 18 Agosto 2021 17:30

Está tudo em jogo no norte de Espanha, com o paddock das SBK a chegar a Los Arcos para a 7ª ronda

O Campeonato Mundial de Superbike Motul de 2021 está bem encaminhado e vai para a segunda metade da temporada no novíssimo Circuito de Navarra.

As instalações foram abertas em 2010 e é o segundo novo local consecutivo do Mundial de SBK, sendo também o quinto consecutivo que não estava no calendário de 2020.

Com uma das curvas mais rápidas do calendário e setores intrincados, Navarra está pronta a acolher a intensa batalha do Campeonato entre Jonathan Rea (Kawasaki Racing) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata BRIXX), com ambos separados por apenas três pontos após 18 corridas.

A batalha do Campeonato a três está no seu mais apertado desde 2004 após 18 corridas e não há falta de ação vintage em 2021.

Toprak Razgatlioglu tirou 34 pontos à liderança de Jonathan Rea no último round em Most, o que significa que está apenas três atrás.

A caminho de Navarra onde foi rápido nos testes, Razgatlioglu sabe que está a uma distância mínima da liderança do Campeonato, apesar de estar concentrado na corrida seguinte e não na classificação.

Tem também um forte companheiro de equipa para apoio, com Andrea Locatelli sempre dentro dos cinco primeiros nas últimas seis corridas, nas quais conquistou dois pódios, um em Assen na Corrida 2 e outro em Most na Corrida 1. O campo de igualdade de Navarra pode levar Locatelli mais longe na disputa, em busca duma primeira vitória, ao mesmo tempo que também pretende aproximar os lugares entre Toprak e os seus rivais do Campeonato.

Jonathan Rea vai ter de carregar no botão de reset após uma pequena pausa e depois um regresso às tarefas de teste no Circuito de Barcelona-Catalunya.

Obtido 23 pontos em três corridas na República Checa, o seu segundo menor valor para uma ronda depois dos 20 do Estoril no ano passado, Rea tem de se impor em Navarra se quiser permanecer na liderança do Campeonato.

Com uma tripla vitória em Assen e depois suportando as dificuldades da maioria, o pêndulo das SBK vai e vem, aumentando a tensão e imprevisibilidade de 2021. O companheiro de equipa Alex Lowes estava a debilitado em Most e teve três quedas num dia em Navarra durante os testes, pelo que espera que estes dois aspetos da sua forma não sejam indicativos do fim-de-semana que se avizinha.

Uma das principais histórias a sair da República Checa foi que a Ducati e Scott Redding (Ducati Aruba) estão de volta, com a estrela britânica a obter uma vitória há muito esperada em Most.

Depois de se ter ajoelhado no pódio, pedindo a sua namorada em casamento, Redding está motivado ao chegar a Navarra, e procura fechar ainda mais o intervalo de 50 pontos, tendo-o reduzido de 81 da última vez.

O companheiro de equipa Michael Ruben Rinaldi também procurará voltar à tribuna depois dos seus regressos na Corrida 1 e na Corrida 2. Poderá a Ducati utilizar a sua forma recente e obter a janela de operação perfeita para a sua Panigale V4 R em Los Arcos?

A BMW teve um fim-de-semana misto em Most, uma vez que Tom Sykes (BMW Motorrad) ficou em quinto lugar na Corrida 1, enquanto a subida do companheiro de equipa Michael van der Mark do 17º ao 7º lugar na Corrida 2 também deu ao fabricante alemão algo para se alegrar.

No entanto, ainda estão por cimentar o seu lugar na constante luta pelo pódio. Com Navarra a aproximar-se, esta pode ser a ronda em que eles realmente se dão bem; Sykes tem saudado consistentemente o progresso que a equipa fez com a moto no teste de Navarra em Julho, citando-o como um dos pontos de viragem da temporada 2021 e do projeto M 1000 RR.

Tanto ele como van der Mark foram rápidos e há a sensação de que se ambos conseguirem ter uma corrida limpa através dos Treinos, poderão ser concorrentes a ter em conta.

Álvaro Bautista (Team HRC) mostrou força no Autodrom da última vez, quando recuperou de um erro da Corrida 1 para terminar em sexto, e ripostou com a sua Honda após uma partida lenta na Corrida 2.

No seu segundo ‘home event’ da temporada, Bautista espera que o recente teste em Barcelona o possa impulsionar e à Honda para a frente depois de problemas eletrónicos os terem atormentado continuamente durante as primeiras seis rondas da temporada.

O companheiro de equipa Leon Haslam esperará que o campo de jogo nivelado o possa levar mais longe, especialmente depois de um forte teste em Barcelona, enquanto a HRC procura regressar às posições de liderança.

A batalha dos Independentes começa a ver novos nomes aparecerem em cena; Garrett Gerloff (Yamaha GRT) desfrutou de um fim-de-semana calmo e esteve no topo dos testes após o primeiro dia em Navarra, em Julho.

No entanto, foi Axel Bassani (Motocorsa Racing) que levou o seu melhor resultado de sempre em Most com um primeiro Top 5 na Corrida 1.

O potencial de Bassani é elevado, e ele está a crescer em estatura a cada corrida – poderia ele ser uma surpresa à frente do campo este fim-de-semana?

Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) regressa à ação, enquanto Tito Rabat (Barni Racing Team) espera poder progredir na sua segunda ronda do ano em casa.

Kohta Nozane (Yamaha GRT) está em 16º no Campeonato e regressa à pista onde caiu durante os testes, resultando num dedo partido.

Isaac Viñales (ORELAC Racing VerdNatura) pretende continuar a bater à porta dos dez primeiros, enquanto que a presença de Eugene Laverty (RC Squadra Corse) deve ainda ser confirmada.

Jonas Folger (Bonovo MGM Racing), Christophe Ponsson (Gil Motor Sport Yamaha) e Leandro Mercado (MIE Racing Honda Team) são os próximos, com  Mercado a regressar após um teste positivo COVID-19 a excluí-lo até aqui.

Loris Cresson (OUTDO TPR Team Pedercini Racing) e o companheiro de equipa Jayson Uribe completam os participantes a tempo inteiro, enquanto a Suzuki regressa à grelha das SBK com o piloto Naomichi Uramoto como wildcard, o que significa que há seis fabricantes na grelha.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x