SBK, 2021, Navarra: Estatísticas de Domingo
Um 965º lugar no pódio para um fabricante, um recorde no pódio para um piloto e 8.000km liderados por uma estrela especial – a prova de Navarra já estabeleceu alguns grandes marcos nas SBK
O primeiro encontro das Superbike no Circuito de Navarra fez muitas manchetes. Com a corrida ao Campeonato a apertar e grandes números alcançados pelos pilotos, fabricantes e países, descubra quem pode continuar a bater recordess impressionantes.
A vitória de Scott Redding (Ducati Aruba) na Superpole é a 373ª vitória da Ducati e o seu sexto pódio consecutivo, igualando o seu recorde pessoal de seis, alcançado nas primeiras corridas de 2020. Redding a vencer é a 291ª vitória da Grã-Bretanha nas SBK.
Redding conquista a sua décima vitória na carreira, mais uma que o Campeão de 2014 Sylvain Guintoli, enquanto também alcança o seu 24º pódio na carreira, colocando-o na 35ª posição geral e ao nível de nomes como Chris Vermeulen e Akira Yanagawa.
Outro pódio para qualquer piloto da Ducati no domingo será o 966º lugar no pódio para o fabricante.
Jonathan Rea (Kawasaki Racing) liderou nas voltas de abertura e, na conclusão da volta 3, tinha liderado mais de 8.000 km na sua carreira – isto significa que liderou mais quilómetros do que qualquer outro (dados disponíveis de 1998).
O segundo lugar de Rea significa que é um 791º pódio nas SBK para a Grã-Bretanha. É também o seu 161º pódio para a Kawasaki e o 361º pódio de corrida que apresentou uma Kawasaki nos primeiros 3.
Rea e Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata) partilharam agora um pódio em 33 ocasiões, o mesmo número mais um que Troy Bayliss e Colin Edwards partilharam durante as suas carreiras nas SBK.
Toprak Razgatlioglu subiu ao 15º pódio da Yamaha na Corrida 1, e se depois da Superpole alcançar mais um no domingo iguala o número recorde de pódios para um único piloto Yamaha nas SBK com 19, anteriormente alcançado por Marco Melandri com 17 em 2011.
Razgatlioglu em terceiro significa também que a Yamaha obtém um 291º lugar no pódio.
Jonathan Rea assumiu a sétima pole position consecutiva na sua estreia em Navarra, tornando-se apenas o segundo piloto na história do SBK a fazê-lo, depois de Ben Spies em 2009, alcançado quando Rea era um novato do SBK. Esta é também a primeira vez na história da Kawasaki que a marca alcançou sete poles consecutivas nas SBK.
Dois pilotos estiveram com as suas melhores posições pessoais na grelha da Superpole nas SBK: Andrea Locatelli em quarto e Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti Racing) em sexto.