SBK, 2021, Most: Redding regressa e vence corrida 2
Uma vitória de classe para o piloto da Ducati viu-o afastar-se na frente, com Toprak Razgatlioglu agora a apenas três pontos da liderança do Campeonato…
A corrida final das Superbike no Autodrom Most foi mais um espetáculo, com
uma partida ofuscante de Toprak Razgatlioglu, que agarrou o holeshot do colega de equipa Andrea Locatelli.
Scott Redding teve uma má partida, mas recuperou para terceiro, enquanto Jonathan Rea ficou em quarto com o companheiro de equipa Alex Lowes a bater à sua porta, e Tom Sykes (BMW Motorrad) em sexto.
Houve um acidente na Curva 1 com Axel Bassani (Motocorsa Racing) a derrubar Alessandro Delbianco (MIE Racing Honda Team); o incidente obrigou Karel Hanika (IXS-YART Yamaha), Chaz Davies (Team GoEleven) e Isaac Viñales (ORELAC Racing VerdNatura) a ir à gravilha.
Scott Redding finalmente chegou à frente de Andrea Locatelli na Volta 3 na Curva 20, colocando a sua Ducati no meio das duas Yamaha Pata.
Jonathan Rea tinha agora o pneu certo e estava com os três da frente, quando o companheiro de equipa Lowes começou a cair.
Mais abaixo, foi um começo brilhante de Leon Haslam (Team HRC), que subiu pela ordem para sétimo a partir de décimo na grelha.
A volta 5 viu Redding atingir a frente na Curva 1, mas Jonathan Rea, oito décimos atrás de Andrea Locatelli, não estava a fazer a investida prevista, e perdia terreno na direção de Alex Lowes, com apenas meio segundo a dividi-los após sete voltas.
No entanto, na volta 8, Locatelli e Lowes cometeram erros, e Rea estava de volta à luta por terceiro e ficou à frente de Locatelli na volta 9.
Foi uma luta cerrada pelo sexto lugar, pois Sykes manteve a posição à frente de um inspirado Leon Haslam, enquanto Michael Ruben Rinaldi (Ducati) ficou em oitavo lugar.
Michael van der Mark (BMW Motorrad) subiu a nono a partir do 17º lugar na grelha, enquanto Garrett Gerloff (Yamaha GRT) teve uma corrida tranquila no décimo lugar.
Três voltas mais tarde e tudo se alterou na chicane, com Rinaldi agora em sexto à frente de Sykes, van der Mark, Gerloff e Haslam, com o ‘Pocket Rocket’ a cair subitamente nas garras do companheiro de equipa Álvaro Bautista.
Entretanto, à frente, Scott Redding fazia a corrida da sua vida enquanto se afastava de Razgatlioglu.
Com o intervalo agora superior a três segundos e com Razgatlioglu a contentar-se com o segundo lugar, Redding conseguiu correr ao seu próprio ritmo.
Atrás dos dois primeiros, Rea estava mais sete segundos atrás, enquanto Locatelli o mantinha no quarto lugar.
Alex Lowes, também utilizando o pneu SCX, estava a ser apanhado por Rinaldi, van der Mark e Gerloff e, com duas voltas para dar, Lowes levava menos de um segundo a Rinaldi.
Scott Redding venceu, Razgatlioglu terminou em segundo lugar e está agora apenas três pontos atrás de Jonathan Rea no Campeonato, com o próprio Rea a terminar em terceiro.
Locatelli ficou em quarto lugar enquanto Michael Ruben Rinaldi ficou em quinto na última volta com um passe a Alex Lowes na Curva 1.
A força da Yamaha neste fim-de-semana significa que estão agora três pontos à frente da Kawasaki na classificação dos fabricantes, com a Ducati mais três atrás.