SBK, 2021, Most: GMT94 sem Caricasulo, Debise substitui
O piloto italiano mudou das SBK para as SSP durante a época 2021, mas agora separou-se da Yamaha GMT94 e é substituído por Valentin Debise
A Yamaha GMT94 terá um novo alinhamento na Ronda Checa, pois o piloto italiano Federico Caricasulo deixou os franceses após apenas quatro provas do Campeonato Mundial de Supersport de 2021, tendo-se juntado à equipa no início da época depois de faltar a uma prova nas Superbike.
A temporada 2021 não correu como planeada para Caricasulo após a sua mudança para a Yamaha GMT94 com um melhor resultado de sexto lugar, vindo na Corrida 1 no MotorLand Aragón e na Corrida 2 no Circuito do Estoril.
O ponto alto da campanha de Caricasulo veio na sessão da Tissot Superpole no Circuito do Estoril quando reclamou a pole position, mas não conseguiu converter isso em lugares no pódio.
O jovem de 25 anos fez a sua estreia nas SBK na temporada de 2020, quando se juntou à Yamaha GRT, ao lado do americano Garrett Gerloff.
Apesar de pontuar frequentemente nas SBK, reclamando pontos em metade das corridas em que competiu no ano passado, não conseguiu entrar consistentemente nos dez primeiros. O seu melhor resultado foi o nono lugar em cinco ocasiões.
Num post no Instagram, Caricasulo disse: “Após o fim-de-semana de Assen, os resultados decepcionantes deste início de temporada e algumas dificuldades inesperadas, a equipa GMT94 e eu decidimos enveredar por caminhos diferentes, para o bem de ambos. No entanto, gostaria de agradecer a Christophe Guyot e à Yamaha GMT94 e desejar-lhes o melhor para as próximas corridas. Quanto a mim e ao meu futuro, em breve terão notícias”.
Caricasulo será substituído no Autodrom Most por Valentin Debise, que tem estado a testar com a Yamaha GMT94 depois de ganhar um wildcard na ronda francesa com a equipa após o sucesso no campeonato francês de SSP.
O piloto nascido em Albi competiu em duas rondas da campanha de SBK 2020 como piloto de substituição na Pedercini, reclamando dois pontos.
O francês também tem experiência do Campeonato Mundial de Supersport tendo competido em 15 provas entre 2012 e 2014, com um melhor resultado de oitavo lugar.
Debise lidera actualmente tanto o campeonato francês de supersport como o campeonato de superbike e disse: “É realmente fantástico ter esta oportunidade. Tenho trabalhado arduamente durante várias épocas para mostrar o meu potencial a nível mundial. Estou consciente do nível muito elevado que me espera, pelo que isto me permitirá preparar-me o melhor possível para o SSP de Magny-Cours”.
A Yamaha GMT94também dará apoio ao piloto alemão Patrick Hobelsberger durante a Ronda Checa, com Hobelsberger a regressar à ação das SSP pela primeira vez desde que a época de 2020 chegou ao fim.