SBK, 2021: Kawasaki conclui treinos pré-época

Por a 6 Maio 2021 12:34

Os pilotos oficiais da Kawasaki Jonathan Rea e Alex Lowes completaram com sucesso as suas sessões finais de teste em Aragón e estão prontos para competir na nova Ninja ZX-10RR

Após um teste privado quente e seco de dois dias no local da primeira ronda do campeonato, Rea foi o mais rápido de todos e Lowes o segundo mais rápido.

Rea estabeleceu um melhor tempo de 1:48.528 voltas no segundo dia, e também completou a segunda de duas simulações de corrida completas. Ele e a sua equipa trabalharam na afinação da última afinação para o início da época, confirmando a afinação de base com que iniciarão a excitante época de 2021 na sua nova Ninja.

Para Lowes, que fez um total de 104 voltas, o melhor tempo de 1:49.182 provou o forte ritmo do homem e da máquina.

Este teste em Motorland foi realizado em condições quase ideais, e juntamente com alguns dos rivais da Kawasaki, da Yamaha e da BMW, mais algumas máquinas de MotoGP.

Rea estabeleceu o ritmo mais rápido mesmo em comparação com as motos de MotoGP, com Lowes também à frente das máquinas protótipo de MotoGP.

A mais recente Ninja ZX-10RR da Kawasaki apresenta motor, chassis e alterações aerodinâmicas para 2021, incluindo um teto com rotações mais elevadas e asas dianteiras internas que geram uma significativa força descendente extra a alta velocidade.

A primeira ronda do Campeonato Mundial de Superbike terá lugar em Motorland Aragon de 21-23 de Maio. Será seguida uma semana mais tarde pela segunda ronda no Estoril em Portugal, entre 28-30 de Maio.

Jonathan Rea, afirmou: “Estou super-contente com este teste. Conseguimos riscar tudo da lista que tínhamos, a que demos prioridade com as simulações de corrida. Fiz uma todos os dias, à hora do dia em que as corridas serão realizadas, de facto, deixámo-las um pouco mais tarde, até ao pico das temperaturas às 15 horas. Esperamos que o fim-de-semana da corrida seja um pouco mais quente do que é agora. Temos muitas boas informações. Utilizei ambas as opções de pneus traseiros, por isso temos muita boa informação. Passo a passo trabalhámos um pouco mais na minha pilotagem, e nalguns artigos eletrónicos.

Mas, mais ainda, eu próprio, obtendo um ritmo e compreendendo como o pneu se comporta ao longo de muitas voltas e definindo estratégias eletrónicas a utilizar durante a corrida. Quero agradecer aos rapazes porque reconstruiram completamente a moto, uma vez que temos tentado compreender alguns problemas. Assim, para descartar tudo, construíram-me uma moto completamente nova e trabalharam incansavelmente. Parabéns a todo o pessoal da equipa por todo este programa de testes de Inverno. Estivemos muito ocupados, mas estou ansioso por fazer uma dentro de algumas semanas e ver onde nos vamos encaixar”.

Alex Lowes, afirmou: “Este foi um bom teste para mim. Um dos principais objectivos para hoje foi melhorar a minha sensação com a eletrónica na moto. Fizemos duas simulações de corrida esta tarde em condições quentes quando a pista, em teoria, tem menos aderência. Estávamos a tentar encontrar uma sensação melhor com a moto. No geral, estou feliz. Não juntámos a moto inteira, mas agora temos algumas semanas para verificar os dados e juntar sensações e começar a festa para a primeira volta! 104 voltas talvez não seja o máximo que já fiz num dia na Kawasaki, mas pus um sorriso na cara a todos, e isso é o principal”.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x