SBK, 2020, Estoril: Yamaha R1 réplica Piro angaria 27 mil euros para caridade
A Yamaha Motor Europe acaba de confirmar que a réplica especial ‘Piro’ R1, foi vendida em leilão por 27 mil euros
A moto foi criada em homenagem ao falecido Fabrizio Pirovano para o regresso do Mundial de Superbike ao Estoril, 27 anos depois da sua 10ª e última vitória nas SBK, com todos os lucros a irem para uma caridade selecionada.
Depois da final das SBK de 2020 no Estoril, onde o amigo íntimo de Pirovano, Alessandro Gramigni, levou a réplica R1 para uma volta de tributo, a moto foi colocada em leilão para ser comprada pelo licitador mais alto.
O modelo acabou por ser vendido a um comprador anónimo, com todos os 27.000 euros agora doados à instituição de investigação do cancro Fondazione Oncologia Niguarda Onlus, que a família Pirovano apoia desde a morte de Fabrizio.
A Réplica ‘Piro’ R1 baseia-se numa Yamaha R1 de origem, com a famosa decoração branca, rosa e azul da Yamaha YZF 750 SP #5. O italiano disputou os primeiros anos das SBK com a Yamaha, terminando em segundo lugar em duas ocasiões. Retirou-se em 2006 e, infelizmente, faleceu de cancro em 2016.
Andrea Dosoli, Manager de competição da Yamaha Motor Europe, comentou:
“Havia muito interesse pela Réplica R1 ‘Piro’ e estamos muito satisfeitos por alguém ter a oportunidade de possuir uma moto tão única. A moto tem estado numa viagem emocional desde que foi criada e revelada em Portugal. Também nos orgulhamos de poder apoiar uma caridade tão importante e instrumental como a Fondazione Oncologia Niguarda Onlus, é exatamente o que Fabrizio teria desejado.”