SBK, 2020: A evolução de Razgatlioglu

Por a 9 Dezembro 2019 14:30

O chefe de equipa de Razgatlioglu abre o jogo sobre doze meses trabalhando juntos, incluindo os seus primeiros passos na Yamaha.

Muitas perguntas permanecem após os dois primeiros testes de pré-temporada do Campeonato Mundial de Superbike de 2020. No entanto, não há dúvidas sobre a adaptação de Toprak Razgatlioglu à Yamaha YZF R1 da Pata

O piloto turco, que liderava as Yamaha no segundo dia em Aragón, terminou a apenas 0,019 segundos do tempo mais rápido de Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) no primeiro dia de testes em Jerez.

O facto de Razgatlioglu, mesmo assim, não parecer inteiramente satisfeito com os seus resultados reflete a evolução contínua que moldou o seu 2019: lutando para encontrar o seu nível de início, conseguiu depois uma série de pódios, antes de finalmente se estrear com duas espetaculares vitórias em França.

Ao seu lado o tempo todo – e agora também parte do projeto Yamaha Pata – esteve o chefe de equipa Phil Marron, ex-braço direito de Eugene Laverty, Sam Lowes e outros. Muitos apontariam o homem de Moneyglass, Irlanda do Norte, como a principal razão por detrás do crescimento de Razgatlioglu na última temporada.

No entanto, falando no final do primeiro dia de testes em Jerez 2020, Marron argumentava o contrário:

“Vê-lo desenvolver-se ao longo do ano, com os seus comentários, feedback e compreensão do que a moto está a fazer por baixo dele, foi impressionante. Foi aí que obtivemos mais ganhos, mais progresso. Ele foi capaz de explicar claramente à medida que a temporada avançava o que estava sentindo. Com os seus comentários, conseguimos um cenário que funcionou para ele, não foi logo, mas finalmente conseguimos.”

“Ele é jovem, mas já tem muita quilometragem. Em termos de Superbike, ele é inexperiente, mas anda de moto desde que aprendeu a andar. Ele sabe o que está a fazer.”

Boa comunicação e transparência foram fundamentais para o sucesso deles juntos, e isso é algo que eles querem transferir para a Crescent Racing, principalmente considerando a diferença entre a YZF R1 e a ZX-10RR.

“Há muitos bons engenheiros na equipa e eles estão a começar a entender os comentários dele. Todos os pilotos transmitem sensações, mas saber exatamente o que isso significa em todas as áreas faz a diferença.”

Até agora, tudo bem: “Estamos a começar a ter uma ideia do que ele precisa, do que ele quer. Ainda é muito cedo, mas até agora ele tem uma boa sensação com a moto. O feedback com o pneu Q tem sido bom, algo que não tivemos no ano passado, e isso já é positivo.”

“Ainda estamos tentando encontrar o equilíbrio correto da moto para ele. Recebemos informações de todos os outros pilotos da Yamaha, mas o que ele pede, embora não seja completamente estranho, é um pouco diferente. Embora o vejamos um pouco com a traseira no ar, ele não gosta disso, ele gosta que a moto pare com eficiência. De momento, ainda não estamos lá, e precisamos de encontrar o equilíbrio certo, em termos de geometria.”

2020 será a sexta temporada completa de Razgatlioglu no paddock (um ano nas STK600, dois nas STK1000 e desde 2018 nas SBK), mas ele só completa 24 anos cinco dias após o término da temporada. Tendo conseguido mais neste curto tempo do que a maioria dos pilotos em toda a carreira, estabelecer uma meta realista para o turco é quase impossível – como limitar a sua própria ambição.

“Em 2019, conseguimos mais do que pensávamos, honestamente, quando começámos. Sabíamos que o potencial estava lá, mas não esperávamos fazer o que fizemos, com pódio após pódio após pódio.”

“Mas realmente não podemos basear os objetivos de 2020 nos resultados dele aqui, porque é apenas um teste. Num dos dias, de manhã ele disse que precisava de fazer um tempo de 1:40; Eu disse “não, precisamos fazer um 1:39!”. Quando chegámos ao final da sessão, foi ele que disse: “Preciso de fazer um 1:38”. Aumentou muito a parada no espaço de um dia!”

“Precisamos que ele mantenha os pés no chão, ainda não definimos a nossa meta. Precisamos de entender todo o potencial do pacote e o potencial dele na moto antes de dizer o que queremos, mas todos no pit lane querem a mesma coisa – nem é preciso explicar! ”

author avatar
Redação
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x