Resistência: Dunlop preparada para um duro fim-de-semana nas 24h de SPA

Por a 1 Junho 2022 13:49

Este fim de semana, o Campeonato do Mundo de Resistência (EWC) da FIM ruma ao Circuito de Spa-Francorchamps para o regresso das corridas de resistência de motos de nível mundial ao histórico traçado belga.

Um novo evento como este representa sempre um desafio para todos os envolvidos, mas a Dunlop está pronta para correr durante toda a noite. Este ano, no EWC, a Dunlop é o fornecedor exclusivo de pneus da classe Superstock, a qual contará com 23 motos em Spa. A lutar pela vitória à geral com a Dunlop estarão as equipas de fábrica #37 BMW e #11 Kawasaki, juntamente com quatro equipas privadas do EWC Challenge. Enquanto que todas as equipas de Superstock utilizam pneus Dunlop, as equipas da classe de topo Fórmula EWC (que combina as equipas de fábrica e os competidores privados do EWC Challenge) têm livre escolha da marca de pneus.

Preparar as incógnitas de um novo evento de competição coloca os seus desafios, mas a Dunlop tem trabalhado arduamente para estar pronta para Spa, como explica o seu Líder de Eventos, David Auerbacher: “Trouxemos, para o teste de pré-evento, um leque de especificações de pneus mais amplo do que aquele que normalmente traríamos, porque quisemos validar as nossas escolhas em condições de utilização reais antes desta nova corrida. Felizmente, as nossas previsões estavam corretas, pelo que confirmámos o nosso planeamento e demos suporte às equipas ao longo dos dois dias de testes”.

Nesse teste de pré-evento, foi uma equipa Dunlop – a #37 BMW Motorrad World Endurance Team – que estabeleceu o recorde da volta, com o tempo de 2:20.344 assinado por Markus Reiteberger. Contudo, estes dois dias de testes centraram-se menos em definir o verdadeiro ritmo de corrida, e mais em conhecer e aprender o circuito, que acolheu o campeonato pela última vez há já 21 anos atrás. E se bem que este possa ser o muito aguardado regresso a Spa da competição de motos de nível internacional, a Dunlop possui experiência em outros eventos de duas rodas levados a cabo neste traçado, como nas 6 Heures Moto vencidas pela Dunlop Test Team, com os pilotos Reitenberger e Kenny Foray, no passado mês de agosto.

David Auerbacher acrescenta: “O circuito de Spa-Francorchamps é conhecido pelas suas imprevisíveis condições meteorológicas, pelo que estar preparado para a chuva é crucial. Juntamente com os pneus de chuva, trazemos um pneu intermédio traseiro para ambas as classes. Tal confere às equipas um pouco mais de opções em termos de estratégia, dado que um pneu intermédio dará o melhor de si em condições de piso ligeiramente molhado ou a secar, ao passo que um pneu para piso totalmente  molhado é adequado para chuva forte ou consistente. A nossa alocação de pneus slick é composta por deferentes especificações da nossa testada e comprovada gama KR. As equipas de Fórmula EWC podem optar entre três especificações dianteiras e quatro traseiras, ao passo que cada equipa de Superstock tem à sua escolha duas especificações dianteiras e duas traseiras”.

O primeiro momento de ação em pista deste fim de semana está agendado para a manhã de quinta-feira, a que se seguirão as sessões de treinos e de qualificação ao longos dos dias de quinta-feira e sexta-feira, incluindo uma sessão noturna na quinta-feira, que terminará à meia-noite. A corrida de 24 horas tem início às 13h00 CEST de Sábado, 4 de junho.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x