Um ano fenomenal de lutas até à última volta e recordes de classe já está a metade do caminho, mas quais foram os momentos de destaque de 2019?
Com dois terços da temporada completa, é hora de relembrar o drama da classe e recordar alguns momentos memoráveis da temporada até agora, com a possibilidade de Manuel Gonzalez (Kawasaki ParkinGO Team) empatar o Campeonato em Portimão.
Gonzalez entrou na temporada sem uma vitória, mas na abertura da prova de Motocard Aragon, o espanhol de 16 anos saiu por cima e venceu pela primeira vez, passando por Hugh de Cancellis (Yamaha Trasimeno) na última curva da volta final e ficando em casa à frente do francês – que, por sua vez, levou o melhor resultado da sua carreira e um primeiro pódio, com Scott Deroue (Kawasaki Motoport) a completar os três primeiros.
A campeã Ana Carrasco (Kawasaki Provec) caiu a meio da corrida, um desastre para a defesa do título.
A ronda seguinte, uma semana depois, no Circuito de Assen, na Holanda, também foi uma corrida acirrada, com uma briga total na frente do campo a tomar forma. Chegando à última chicane, um resistente González defendeu-se de Scott Deroue e Jan-Ole Jahnig (KTM Freudenberg Junior) para conquistar uma segunda vitória e, com um segundo pódio, Scott Deroue emergiu como o primeiro desafiante do jovem Gonzalez.
Em Ímola, a corrida foi cancelada devido ao tempo atroz no Domingo, mas em Jerez, com mais ação nas Supersport300, a primeira das duas corridas foi toda sobre o ressurgimento da experiência, com Marc Garcia, campeão das Supersport300 em 2017 (DS Junior Team) a conquistar a sua primeira vitória do ano, à frente de Deroue e Ana Carrasco, que conquistou também o seu primeiro pódio do ano.
A segunda corrida foi dramática, com Manuel Gonzalez a vencer na linha de chegada à frente de Garcia e Carrasco, enquanto Scott Deroue conseguiu apenas o 23º. A vantagem de Gonzalez à chegada eram uns magros 14 pontos, mas à saída, eram 32.
Seguiu-se Misano, e o Campeonato Supersport 300 desta produziu outro vencedor diferente.
Ana Carrasco utilizou toda a sua experiência com bons resultados ao fazer passes perfeitamente cronometrados nos seus adversários para se manter ligeiramente à frente na última volta. Ela foi apertada nos momentos finais da corrida, mas não o suficiente para ser derrotada.
Manuel Gonzalez terminou atrás da Campeã de Supersport300, enquanto Andy Verdoïa (Yamaha MS Racing) ficou em terceiro, à frente de Galang Hendra Pratama (Semakin Di Depan).
Carrasco subiu para o segundo lugar no Campeonato, 43 pontos atrás de Gonzalez. A ronda final antes do intervalo de verão foi logo a seguir em Donington Park, no Reino Unido. Manuel González ficou fora depois de uma queda, enquanto Scott Deroue foi eliminado na Corrida da Última Chance pelo meu colega Kade Verwey (Team XG Racing).
Carrasco só tinha de se impor na corrida principal de domingo, mas terminou apenas 19ª, pelo que a diferença na frente no Campeonato permaneceu a mesma.
Kevin Sabatucci (Yamaha Team Trasimeno) conquistou a primeira vitória na carreira, à frente de Andy Verdoïa e Nick Kalinin (Kawasaki Nutec) o primeiro pódio do piloto ucraniano em dois anos.
Dentro dos dez primeiros estavam sete melhores resultados pessoais e oito nacionalidades diferentes, enquanto pela primeira vez em qualquer classe no paddock SBK, havia um brasileiro na pole, com Ton Kawakami (Yamaha MS Racing).
Kawakami e Verdoïa foram o primeiro e o segundo na grelha, mas penalizações pela pressão dos pneus colocaram-nos atrás, fazendo com que o segundo lugar de Verdoïa fosse ainda mais surpreendente.
Outros destaques até o momento incluem nove finalistas no pódio de cinco diferentes nacionalidades, enquanto a garra de Galang Hendra Pratama tem sido uma das principais características do ano.
As lutas dos vencedores de corrida anteriores Koen Meuffels (KTM Freudenberg) e Mika Perez (Scuderia Maranga) foram notáveis, enquanto os incríveis retornos produzidos em cada ronda de pilotos como Bruno Ieraci (Kawasaki GP Project) deram momentos emocionantes.
Com o Campeonato a ir para Portugal a seguir, Gonzalez poderia ser campeão a duas rondas do fim: poderá ele garantir a coroa Supersport300 no Algarve, a duas rondas do fim?