SBK: Os principais candidatos em Portimão
É um retorno bem-vindo à ação de corrida do Campeonato Mundial de Superbike, após uma longa pausa de verão.
A luta pelo título reacenderá este fim-de-semana, com Portimão a receber o décimo evento da temporada: a Ronda Portuguesa Acerbis.
Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team SBK) regressa aos locais portugueses com uma vantagem de 81 pontos, enquanto a revelação no início da época, Alvaro Bautista (Ducati Aruba) fará a sua estreia em Portimão, numa tentativa de voltar à forma vencedora do começo da época.
Liderando a classificação do campeonato com uma confortável vantagem de 81 pontos, Jonathan Rea empreendeu um regresso notável.
O homem do Ulster, que estava 61 pontos atrás de Álvaro Bautista depois da corrida Superpole em Jerez, chega a um circuito em que ele tem dominado nas últimas temporadas. Vencendo as últimas sete corridas no local – das quais seis com Kawasaki – Rea tem um alvo nas costas. Alguém pode parar o quatro vezes campeão das SBK num dos seus circuitos de maior sucesso?
Alvaro Bautista sofreu alguns eventos tórridos e, com sua saída da equipa Ducati Aruba já confirmada, não tem nada a perder nas quatro últimas rondas da temporada.
Se ele deseja reacender a esperança de ganhar o campeonato de SBK, ele precisa de começar a ganhar pontos a Rea imediatamente. Nunca tendo corrido em Portimão, mas testado lá, apenas para terminar em nono, Bautista precisará de superar as dificuldades das últimas rondas se quiser ter alguma hipótese de permanecer na disputa pelo título.
A batalha pelo terceiro lugar no campeonato está bem viva e emocionante, com seis pilotos cobertos por 50 pontos. À frente deles, Alex Lowes (Yamaha Pata), que chega a Portugal depois de terminar o teste de Portimão no topo, confirmando também que não permanecerá na equipa em 2020. O piloto britânico teve momentos difíceis em Portimão nos últimos anos, com apenas dois resultados no Top 10 nas últimas seis corridas realizadas lá.
Do outro lado da garagem, a sorte é diferente. Agora de volta à boa forma e pronto para atacar, Michael van der Mark procurará melhorar o seu quarto lugar no teste de Portimão, aumentando o registo de três pódios em Portimão nas últimas três corridas e todos para a Yamaha.
Chaz Davies (Ducati Aruba) é um piloto a seguir. Tendo regressado às vitórias de maneira emocional em Laguna Seca, o galês quer continuar nessa forma no restante da temporada. Com o seu futuro em 2020 confirmado, Davies também vai querer melhorar a sua habituação à Ducati, a fim de encerrar a temporada com força.
Liderando a equipa BMW Motorrad está Tom Sykes, que esteve na pole três vezes em Portimão, e também conquistou duas vitórias na montanha russa do circuito português.
Sykes alcançou pódios em todas as etapas de SBK desde Misano, destacando o desenvolvimento da nova máquina. A equipa chega com otimismo, tendo já contratado também Eugene Laverty para a temporada 2020.