WSBK Laguna Seca: Rea volta a dominar
Com um fim de semana perfeito, Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) sai de Laguna Seca com uma vantagem de 75 pontos sobre Chaz Davies (Aruba it- Ducati) e 105 pontos sobre Michael Van Der Mark. Rea dominou desde os treinos de sexta-feira e foi o vencedor das 2 mangas sem dar qualquer hipótese à concorrência, tornando-se assim o mais bem sucedido piloto de WSBK na pista americana.
A 1ª manga voltou a ser um duelo entre os dois principais candidatos ao título, Chaz Davies e Jonathan Rea. Davies liderou até à 7ªvolta mas um pequeno erro na entrada para a corkscrew foi de imediato aproveitado por Rea e deixou o piloto da Ducati sem hipótese de lutar pela vitória. Até final Davies não conseguiu voltar a aproximar-se de Rea e terminou a 2 segundos do vencedor enquanto Alex Lowes (Pata Yamaha) terminou na 3ª posição, alcançando com este resultado o 1º pódio da sua carreira em Laguna Seca. Com as Aprilia a evidenciarem um melhor andamento nesta ronda do WSBK, Eugene Laverty acabou por levar a Milwaukee Aprilia RSV4 ao 4º posto. Nos lugares seguintes Marco Melandri (Aruba it-Ducati) foi 5º, Xavi Forés (Barni Racing Team) 6º (melhor independente), Tom Sykes (Kawasaki Racing Team) com uma corrida algo apagada não foi além da 7ª posição, Michael Van der Mark (Pata Yamaha) foi 8º, Jordi Torres (MV Agusta Reparto Corse) 9º e Jake Gagne (RedBull Honda) terminou como melhor dos pilotos americanos, na 10ª posição.
Na segunda manga Eugene Laverty (Milwaukee Aprilia) aproveitou bem a vantagem de sair da pole e liderou a corrida mas Rea estava imbatível e não precisou de muitas voltas para chegar de novo à liderança. A 8 voltas do final Davies subiu ao 2ºlugar por troca com Laverty enquanto os 2 pilotos da Yamaha a rodarem juntos faziam um derradeiro esforço para chegarem aos homens da frente, Lowes ainda viria a passar o seu colega de equipa mas nesta manga as Yamaha não conseguiram chegar ao pódio. Xavi Forés foi o melhor independente e Jake Gagne o melhor americano. Marco Melandri não terminou devido a queda. Nota especial para a grande prestação de Karel Hanika (Guandalini Racing), o estreante em WSBK que acabaria por marcar pontos em ambas as mangas. A classificação final ficaria assim ordenada:
1º Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team)
2º Chaz Davies (Aruba it Ducati)
3º Eugene Laverty (Milwaukee Aprilia)
4º Alex Lowes (Pata Yamaha Official Team)
5º Michael Van Der Mark (Pata Yamaha official Team)
6º Xavi Fores (Barni Racing Team)
7º Jordi Torres (MV Agusta Reparto Corse)
8º Tom Sykes (Kawasaki Racing Team)
9º Jake Gagne (Red Bull Honda Team)
10º Loris Baz (Gulf AltheaBMW Racing Team)
A próxima ronda (9ª) será a Pirelli Riviera di Rimini em Itália de 06 a 08 de Julho.