Infelizmente é verdade. O Campeonato do Mundo de Superbikes não vai estar no Estoril no primeiro fim-de-semana de Setembro como esteve a ser negociado pela Dorna e o Estado português. O Motosport sabe que as negociações não chegaram a bom termo pelos mais diversos motivos, sendo o principal a data do primeiro fim-de-semana de Setembro.
Apesar da concordância por parte da própria Câmara Municipal de Cascais, a data da prova não era a ideal para receber a prova dado que a região do Estoril tem já prevista uma elevada taxa de presença de estrangeiros nessa altura do ano. As próprias associações comerciais e hoteleiras mostraram o seu descontentamento face à data agendada e desta forma o próprio Turismo de Portugal – organismo da tutela que tinha a negociação entre mãos – decidiu não avançar com a realização da prova em 2016.
O Motosport sabe igualmente que está no entanto a ser negociado um acordo que poderá trazer o campeonato ao Estoril entre os anos de 2017 e 2019, com data da realização do evento a ser alterada de forma a trazer a prova e todos os seus acompanhantes ao Estoril numa altura do ano menos requisitada em termos de ocupação turística.
Desta forma as provas internacionais de velocidade em Portugal ao longo do ano de 2016 ficam agendadas apenas para o Autódromo Internacional do Algarve, com as confirmadas vindas do CEV e do Mundial de Endurance. O Motosport sabe no entanto que o circuito de Portimão está interessado em assegurar a realização da prova do Mundial de Superbikes que continua em falta no calendário e que esteve em vias de vir para o Estoril.