MotoAmérica: Tudo a postos para o arranque da ‘clássica’ Daytona 200
Começa este fim de semana a lendária Daytona 200, primeira etapa do calendário AMA MotoAmerica que também inclui o King of The Baggers. Também na largada estará a Triumph Street Triple 765 RS de Peter Hickman, 13 vezes vencedor do Tourist Trophy.
Este fim-de-semana arranca não só o Campeonato do Mundo de MotoGP, como do outro lado do Atlântico o campeonato MotoAmérica com uma das mais lendárias corridas de motos: a ‘clássica’ Daytona 200. Na realidade, a prova do próximo sábado e domingo é muito mais do que uma “simples” corrida na trioval de Daytona. Esta prova é uma verdadeira celebração do motociclismo que perdura desde 1959, quando a primeira Daytona 500 aconteceu no dia 22 de fevereiro desse ano diante de mais de 41 mil entusiastas.
Historicamente, a corrida de Daytona foi aberta em 1985 à participação das superbikes da época tendo a edição desse ano sido vencida por um incrível Eddie Lawson. No ano seguinte, em 1986, ainda com a categoria AMA Superbike, viveu-se uma corrida titânica com Kevin Schwantz, Wayne Rainey e Freddie Merkel a darem muito trabalho ao “steady Eddie” e à sua FZ750, antes de passar exclusivamente para as Supersport em 2009. No entanto, a partir de 2022 a Daytona 200 deixou de pontuar para o campeonato AMA Supersport.
Este ano a 82ª edição conta com uma intensa programação de corridas, que vão desde a “clássica” Daytona 200 até as chamadas categorias “laterais” que na realidade não são tão secundárias quanto isso, como a King off The Baggers (foto acima), que vem assumindo uma relevância cada vez maior.
Mas é também a lista de inscritos que de alguma forma dá a medida do quanto “Daytona” representa num momento importante do motociclismo global: vai dos três vencedores das últimas Daytona 200 Josh Herrin , Brandon Paasch e Danny Eslick, até ao Campeão do Supersport 2023. Não vamos esquecer o tetracampeão da AMA Superbike, Josh Hayes ou Ben Young, o tricampeão canadiano de Superbike e o bicampeão britânico do Superstock 1000, Richard Cooper. Conta-se ainda a presença da estrela do Tourist Trophy, Peter Hickman , que estará na largada montado com uma PHR Performance Triumph apoiado diretamente pela Triumph Racing. O piloto britânico vai correr com uma Street Triple 765 RS , a mesma moto que vai levar para a corrida no final de Maio no TT da Ilha de Man.
Fotos: MotoAmérica.com