MotoAmérica SBK, Road Atlanta: BMW vence pela primeira vez em 45 anos
O ex-piloto de Moto2 Cameron Beaubier voltou em força à classe MotoAmerica Superbike no passado fim de semana. BMW, Yamaha e Ducati lutaram de igual para igual em Road Atlanta.
A nova temporada da MotoAmérica prosseguiu no último final de semana. O atual campeão da AMA Superbike, Jake Gagne, conquistou a sua primeira pole position do ano na Yamaha R1 no circuito de Road Atlanta de 4,1 km. Gagne procura a sua terceira vitória consecutiva no título da série americana em 2023.
Mas a primeira corrida no circuito do estado da Geórgia transformou-se num duro duelo entre Gagne e Cameron Beaubier, que voltou para a sua terra natal depois de dois anos mistos no Mundial de Moto2. Beaubier corre ao lado de PJ Jacobsen pela BMW na MotoAmérica em 2023.
Depois de Gagne inicialmente ganhar vantagem sobre os seus perseguidores, Beaubier diminuiu a diferença e assumiu a liderança pela primeira vez na volta 7 de 19. Num duelo roda a roda, o piloto da BMW de 30 anos prevaleceu sobre o seu ex-companheiro de equipa. Para Beaubier esta foi a 55ª vitória na classe alta do MotoAmerica, para a BMW o primeiro triunfo em 45 anos! O terceiro lugar foi para a estrela da Ducati, Josh Herrin, que regressou à classe Superbike em 2023.
A hora de Gagne soou no domingo na segunda corrida das SBK. O piloto da Yamaha de 30 anos superou Beaubier no que foi novamente uma corrida acirrada. Por uma margem de meio segundo, Gagne conquistou a sua 30ª vitória na MotoAmerica Superbike, logo à frente de Beaubier e do estreante da Yamaha, Mathew Scholtz. Herrin não conseguiu virar a tempo a sua Panigale V4R após uma manobra desenfreada de Beaubier numa chicane, perdendo tempo vital na luta pelo pódio e tendo de se contentar com o quarto lugar.
Richie Escalante fez um 6º e 5º lugar como o melhor piloto da Suzuki, mas o fim de semana de regresso do ex-campeão mundial Toni Elias foi decepcionante: com 7º e 8º lugar. Resultado igualmente amargo para o segundo melhor piloto da Yamaha, Cameron Petersen, porque a sua R1 incendiou-se na segunda corrida.
O campeonato de MotoAmérica das SBK prossegue de 19 a 21 de maio no Barber Motorsports Park.
Campeonato após 2 de 18 corridas:
1. Cameron Beaubier, BMW, 45 pontos
2. Jake Gagne, Yamaha, 45
3. Josh Herrin, Ducati, 29
4. Mathew Scholtz, Yamaha, 27
5. Richie Escalante, Suzuki, 21
6. Alexander, BMW, 17
7. Toni Elias, Suzuki, 17
8. Petersen, Yamaha, 13