MotoAmérica SBK, Nova Jersey: Yamaha fecha com dupla vitória a temporada

Por a 8 Outubro 2023 19:58

A corrida MotoAmerica do Medallia Superbike de sábado foi realizada sob uma tempestade no New Jersey Motorsports Park. O já campeão Jake Gagne (Fresh N Lean Progressive Yamaha) conquistou a 11ª vitória desta temporada. O companheiro de equipa JD Beach que substituiu o lesionado Cameron Petersen venceu a segunda corrida no domingo.

O tricampeão da MotoAmerica Medallia Superbike venceu a sua 11ª corrida da temporada e a 40ª corrida de Superbike da sua carreira em condições horríveis no NJMP. Gagne venceu como habitualmente, liderou na curva 1, ganhou distância rapidamente e manteve a liderança até o final da corrida de 16 voltas, que foi encurtada devido ao mau tempo.

Gagne venceu na frente do seu companheiro de equipa, JD Beach que substituiu o lesionado Cameron Petersen, ficou entre os quatro primeiros durante a corrida e aproveitou quedas, saídas de pista e uma penalidade dada a PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing, depois do nova-iorquino ultrapassar Josh Herrin (Warhorse HSBK Racing Ducati NYC), sob uma bandeira amarela.

Quando a poeira (ou lama) baixou, Beach ficou em segundo, com Jacobsen caindo para quarto com o penalização. Enquanto a equipe Tytlers Cycle Racing viu seu piloto líder cair do segundo para o quarto lugar, eles também aproveitaram o oposto com o companheiro de equipe de Jacobsen, Corey Alexander, conquistando o primeiro pódio de MotoAmerica Superbike da sua carreira. Alexander foi firme e rápido e terminou cerca de quatro segundos atrás de Beach e à frente de Jacobsen. O sul-africano Mathew Scholtz, da Westby Racing, foi quinto na pista, mas sexto nos resultados oficiais depois de ser penalizado por expulsar Herrin da pista ao ultrapassar o piloto da Ducati para o quinto lugar.

Richie Escalante (Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki ) teve o seu pior resultado da temporada em 11º . O mesmo valeu para Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, que ficou em 13º .

Corrida 1 de Superbike:Jake Gagne (Yamaha); 2º JD Beach (Yamaha); 3º Corey Alexander (BMW); 4º PJ Jacobsen (BMW); 5º Josh Herrin (Ducati).

JD Beach quatro anos depois da última vitória

JD Beach foi o mestre das condições duvidosas da pista no domingo em Nova Jersey, com o piloto da Fresh N Lean Progressive Yamaha Racing a controlar a última corrida da temporada a partir da sexta das 16 voltas para marcar a segunda vitória da MotoAmerica Medallia Superbike de sua carreira e a sua primeira em quatro anos.

Com uma pista seca causando um pouco de confusão antes da partida, Beach e a maioria do contingente da Medallia Superbike optaram por pneus de chuva Dunlop, enquanto dois deles optaram por slicks. Acontece que os pneus de chuva foram a decisão certa que Beach e sua equipa tomaram pouco antes do início da corrida.

Foi PJ Jacobsen, da Tytlers Cycle Racing, quem liderou a corrida nas primeiras cinco voltas antes de Beach avançar para o nova-iorquino. Depois do passar, Beach afastou-se antes de diminuir o ritmo para cruzar a linha de chegada 5,4 segundos à frente de Jacobsen. Com Jacobsen terminando em segundo, foi o seu companheiro de equipe Corey Alexander quem terminou em terceiro pelo segundo dia consecutivo. No domingo, no entanto, Alexander, montado na BMW da Tytlers Cycle Racing, foi o terceiro na pista e não foi necessária a penalidade de dois pontos de Jacobsen para movê-lo para a posição como aconteceu no dia anterior. Alexander ficou feliz com o primeiro pódio, mas mais feliz com o segundo.

O tricampeão de Superbike da MotoAmerica, Jake Gagne, terminou em quarto, com o piloto da Fresh N Lean Progressive a terminar fora do pódio pela primeira vez em toda a temporada nas corridas que terminou. Brandon Paasch, da Vision Wheel M4 ECSTAR Suzuki, foi o quinto, três segundos atrás de Gagne e apenas 0,274 de segundo à frente de seu companheiro de equipe Richie Escalante. Danilo Lewis, do Team Brazil, teve o seu melhor resultado na MotoAmerica Superbike em sétimo, com Bobby Fong, da Wrench Motorcycles, em oitavo. Ashton Yates, da Scheibe Racing, e Max Flinders, da Thrashed Bike Racing, completaram o top 10.

Os notáveis ​​que faltam nos resultados são Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati NYC, e Mathew Scholtz, da Westby Racing. Tanto Herrin quanto Scholtz optaram pelos slicks e ambos caíram no início da corrida.

A classificação final do MotoAmerica Medallia Superbike Championship de 2023 foi liderada pelos 420 pontos do piloto do Colorado Jake Gagne, com Josh Herrin em segundo e PJ Jacobsen em terceiro. Scholtz terminou em quarto lugar, empatado com Escalante. O sexto lugar foi para Cameron Beaubier, com o pentacampeão de MotoAmerica Superbike a perder as últimas quatro corridas da temporada devido a lesão.

Corrida 2 de Superbike: JD Beach (Yamaha); 2º PJ Jacobsen (BMW); 3º Corey Alexander (BMW); 4º Jake Gagne (Yamaha); 5º Brandon Paasch (Suzuki); etc.

Classificação final do Campeonato MotoAmérica SBK:

1º Jake Gagne (Yamaha) – Campeão 2023,  420 pontos

2º Josh Herrin (Ducati) 272

3º PJ Jacobsen (BMW) 266

4º Matheus Scholtz (Yamaha) 205

Richie Escalante (Suzuki) 205

Cameron Beaubier (BMW) 203

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x