Cameron Beaubier (BMW) dominou as corridas de MotoAmerica Superbike em Austin, no Texas. No Circuito das Américas, nos dias 14 e 15 de setembro, venceu duas das três corridas e conquistou pontos importantes no campeonato sobre o líder Josh Herrin (Ducati).
Na primeira corrida, no sábado, Beaubier deixou claro que ainda não desistiu de lutar pelo título.Herrin liderou a corrida com a sua Panigale V4R em 10 das 12 voltas, e nas duas últimas voltas Beaubier estava à frente – o piloto de 31 anos cruzou a linha de chegada 1,8 segundos à frente de Herrin. Foi a quinta vitória da temporada para o pentacampeão do MotoAmerica Superbike e a 64ª de sua carreira nas Superbike.
O piloto da Suzuki, Richie Escalante, ficou com o terceiro lugar, o quarto lugar foi para o francês Loris Baz (Ducati), que esteve na grelha de partida da BMW no Campeonato do Mundo de Superbike do ano passado.
A segunda corrida de Superbike no domingo terminou com a primeira vitória para o piloto da BMW, Sean Dylan Kelly. Numa corrida emocionante, o ex-piloto de Moto2 ultrapassou o seu colega de marca Beaubier na última curva da última volta e garantiu assim a sua primeira vitória – a vantagem de Kelly sobre Beaubier era de apenas 0,177 segundos. Herrin ficou em terceiro, Baz novamente assumiu o quarto lugar.
Na corrida 3, Herrin teve a melhor largada. Desta vez Beaubier não perdeu tempo em ultrapassar o rival do campeonato. Mas a corrida não durou muito – o motor da BMW de Ezra Beaubier, irmão mais novo de Cameron, explodiu e espalhou óleo na pista, resultando em bandeira vermelha. No reinício, Herrin voltou para a frente e depois de várias mudanças de lider assistiu-se a uma corrida emocionante, Beaubier cruzou a linha de chegada 0,970 segundos à frente de Herrin. Dylan Kelly ficou em terceiro lugar.
“Nas últimas voltas fiz tudo o que pude para criar vantagem e cruzar a linha de chegada em primeiro. A corrida foi divertida, foi uma luta boa. Fiquei bastante surpreso por ele ter lutado tanto comigo quando tinha tanto a perder.”, disse Beaubier sobre seu duelo com Herrin. “Foi um dia difícil com as duas corridas de Superbike de domingo neste calor. Este percurso é provavelmente um dos mais árduos que temos no calendário. Mantivemos vivas as nossas hipóteses no campeonato, mas, para ser sincero, já são muito escassas as nossa hipóteses, mas diz tudo o que pude pelos menos.” Concluiu o piloto da Tylers Cycle Racing BMW.
O final da temporada do MotoAmérica Superbike está agendada para o circuito de New Jersey Motorsports Park, dentro de duas semanas. O norte-americano Cameron Beaubier está atrás de Josh Herrin por uma diferença de 46 pontos no campeonato.
Campeonato AMA Superbike 2024
1. Josh Herrin (Ducati), 300 Pontos
2. Cameron Beaubier (BMW), 245
3. Bobby Fong (Yamaha), 213
4. Sean Dylan Kelly (BMW), 208
5. Cameron Petersen (Yamaha), 195
6. Jake Gagne (Yamaha), 192