MotoAmérica, Laguna Seca: Apenas um ponto a separar Bobby Fong de Jake Gagne !

Por a 12 Julho 2024 11:00

O que estamos a viver atualmente não tem paralelo na história do AMA Superbike. Quatro pilotos a disputar o título após 11 corridas, separados por apenas nove pontos, é inédito, e por isso crescem as expectativas do que se passará em Laguna Seca no próximo fim de semana.

Bobby Fong (Wrench Motorcycles) está no topo da classificação, com 158 pontos, quando a série se dirige para o icónico circuito da Península de Monterey. É um ponto a mais do que o tricampeão e atual campeão do MotoAmerica Superbike, Jake Gagne (157 pontos), sete a mais do que o companheiro de equipa de Gagne na Attack Performance/Progressive/Yamaha Racing, Cameron Petersen (151 pontos) e nove a mais do que Josh Herrin, da Warhorse HSBK Racing Ducati (149 pontos).

Todos estes quatro pilotos no topo já provaram ser capazes de ganhar campeonatos. Além dos seus três títulos MotoAmerica Superbike, Jake Gagne também tem um título AMA Daytona Sportbike 2014 e um campeonato MotoAmerica Superstock 1000 2015; Fong tem o título MotoAmerica Supersport 2019 no seu currículo; Petersen venceu o campeonato MotoAmerica Stock 1000 em 2020; e Herrin ganhou um campeonato AMA Superbike em 2013 e um título MotoAmerica Superstock 1000 em 2015.

Mas voltemos a este ano. Bobby Fong chega a esta altura da época depois de vencer duas corridas e conquistar quatro pódios adicionais. Ele também tem apenas um DNF e isso aconteceu na primeira corrida no Ridge Motorsports Park quando ele, como vários outros, optou por pneus slicks quando deveria ter escolhido pneus de chuva. A chuva tem sido o bicho de sete cabeças de Fong, mas é provável que não a enfrente no “lago seco” em julho. Há também o facto de que, apesar de ser a sua ronda “caseira”, o WeatherTech Raceway Laguna Seca não está no topo da lista de favoritos de Fong.

Depois de ter sido afetado por problemas de ‘arm pump’ no braço, que se manifestaram pela primeira vez no Barber Motorsports Park, Jake Gagne é exatamente o oposto de Fong quando se trata de chuva. Ele aprecia a possibilidade, pois uma pista molhada retira muita pressão dos seus braços e os seus melhores resultados nesta época foram obtidos à chuva. A título de exemplo, a única vitória de Gagne em 2024 foi no molhado, na segunda corrida em Road Atlanta, em abril. E os seus três pódios desde então foram todos no molhado. Ainda assim, Gagne aguentou-se durante um período frustrante, com resultados como quintos, sétimos, oitavos e nonos, que o mantiveram na luta.

Resta saber se a condição física de Gagne lhe permitirá correr na frente em Laguna ou não, mas há planos para tentar algo mais com o problema do braço durante o intervalo de um mês entre a sexta e a sétima rondas (Mid-Ohio).

Campeonato

1º Bobby Fong (Yamaha), 158 pontos

2º Jake Gagne (Yamaha), 157

3º Cameron Petersen (Yamaha), 151

4º Josh Herrin (Ducati), 149

5º Loris Baz (Ducati), 122

6º Sean Dylan Kelly (BMW), 107

7º Cameron Beaubier (BMW), 103

8º JD Beach (BMW), 90

9º Brandon Paasch (Suzuki), 78

10º Hayden Gillim (Honda), 64

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x