MotoAmérica: Fleming reclama a propriedade da marca MiniGP
O FIM MiniGP World Series 2021 foi um sucesso, com o espanhol Izan Rodriguez Alvarez a emergir como campeão mundial na ronda final do MotoGP em Valência. Acontece que Ryan Fleming, alega que a FIM e Dorna apropriaram-se indevidamente da sua marca ‘Mini GP’.
O campeonato é parte de um esforço para fazer crescer os futuros pilotos de MotoGP e uma corrida apoiada pelo corpo organizador da FIM e do MotoGP, Dorna Sports. Infelizmente, parece que outra pessoa já detém a marca registada MiniGP desde 2008.
Ryan Fleming fundou a organização de corridas NJ MiniGP em 2008, provando que detém o direito ao nome MiniGP.
“Passamos mais de uma década a trabalhar para construir um programa de que este desporto estava a precisar urgentemente”, explicou Fleming. “Temos trabalhado para criar um programa de instrução e desenvolvimento sustentável que forneça os melhores talentos para o mais alto nível de corridas de motociclismo”.
“Fizemos uma franquia deste produto na Costa Leste, com sucesso. O nosso nome é tudo o que somos. Não podemos perder o nosso nome, é quem nós somos”, disse.
Além disso, a série MotoAmerica Mini Cup também é conhecida como FIM MiniGP North America Championship; por isso Fleming acredita que a Dorna está a infringir o nome MiniGP que lhe pertence.
De acordo com Fleming, a confusão com o nome poderá ter um impacto negativo no seu negócio, apesar do campeonato organizado pela FIM requerer motos de competição da Ohvale, enquanto as suas regras no NJminiGP incluem várias motos e modelos.
Apesar das enormes reivindicações de Fleming, a Dorna ainda não respondeu a este assunto.