Eleito presidente da Federação Internacional de Motociclismo no inicio do passado mês de dezembro, Jorge Viegas foi condecorado pelo República de Portugal com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo.
No decorrer da Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal, realizada no passado fim de semana no Salão Preto e Prata no Casino do Estoril, foi o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, quem entregou a medalha a Jorge Viegas, o primeiro português a atingir o topo da hierarquia do motociclismo mundial.
A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo é destinada a galardoar individualidades e colectividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional prestigiando o desporto nacional e o nome do país. É outorgada pelo Governo de Portugal e pela primeira vez foi entregue a um dirigente desportivo depois de ter igualmente homenageado os feitos de atletas como Fernando Mamede (atletismo) ou Ticha Penicheiro (basquetebol).
Minutos antes Jorge Viegas tinha recebido igualmente o Colar de Mérito da Federação de Motociclismo de Portugal, a distinção maior da Federação de Motociclismo de Portugal, anteriormente atribuída a Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves pelos seus títulos mundiais no Mundial de Cross-Country e Rally.