Ivo Lopes termina a 2ª Prova do ESBK em Aragón a apenas 1 ponto da liderança
O Campeonato Espanhol de Superbike – ESBK realizou a sua segunda etapa da temporada no Circuito MotorLand Aragón.
Corrida 1 – Sábado 15 de abril
Marcada por um vento forte contra o qual os pilotos tiveram que lutar em todas e cada uma das corridas. Mas nada impediu que estas fossem espetaculares e grandes momentos fossem vividos. Tito Rabat venceu a Corrida 1 e Ivo Lopes ficou em 9º lugar
Declarações de Ivo Lopes sobre a Corrida 1
“Desde a qualificação que sabíamos que hoje iria ser um dia complicado, por culpa do forte vento que se fez sentir todo o dia no traçado, chegando mesmo a soprar com rajadas de 80 km/h . Na qualificação senti-me confortável e o P4 final deixava-me confiante para a corrida, pois tinha ritmo e estava muito forte nas travagens.
Na corrida segui sempre integrado no grupo líder, mas quando faltavam cinco voltas para a bandeira de xadrez, fiquei sem sensor do quick shifter o que fez com que passasse a perder mais tempo para os meus adversários, devido às passagens de caixa com embraiagem manual, valendo-me um P9 final. Amanhã vai ser uma corrida diferente, ainda é esperado algum vento e vamos tentar fazer um bom arranque para chegar logo ao grupo da frente para tentar ganhar, pois esse é sempre o nosso principal objectivo. Hoje a possibilidade de ganhar era muito grande, sentia-me muito confortável e mais forte que os adversários a travar e sabia que os podia ultrapassar a qualquer altura e por isso partimos para o dia de amanhã muito motivados.”.
Corrida 2 – Domingo 16 de abril
Grande batalha em SBK entre Ivo Lopes e Tito Rabat com vitória este último. Román Ramos, novo líder a apenas 2 pontos de Ivo Lopes
Emocionante corrida de Superbike com 4 pilotos na liderança oferecendo um grande show. A princípio parecia que Tito Rabat poderia escapar, mas nem Naomichi Uramoto, nem Román Ramos, nem Ivo Lopes o deixaram. O grupo da frente dividiu-se em dois com Lopes que, da quarta posição, ultrapassou Uramoto e Román para se colocar atrás do volante de Tito e tentar ultrapassá-lo. Enquanto isso, mais atrás, Naomichi e Ramos travaram a sua batalha privada.
Na quinta e sexta posições rodavam Óscar Gutiérrez e Piotr Biesiekirski, da Stock1000. O homem da Andotrans Team Torrentó passou para pelo da Fau55 Racing – Family Cash para se juntar ao quarteto da frente mas cometeu um erro e não conseguiu lutar até ao final para subir ao pódio.
A 4 voltas do fim, Ivo Lopes ultrapassou Tito Rabat e, quando tudo indicava que iria levar a vitória, no único lugar que o conseguiu, Rabat devolveu-lhe a ultrapassagem e fez a dobradinha neste seu regresso à ESBK. Ivo terminou em segundo e Román em terceiro, sendo este o novo líder da categoria e detentor da placa Líder Peris.
Tito Rabat, Campeão do Mundo em Moto2 em 201, comentou que não tem intenção de participar em mais nenhuma prova do ESBK e que esta participação foi pontual, para ajudar a equipa, afirmou.
A próxima etapa do Campeonato Espanhol de Superbike será disputada no Circuito Ricardo Tormo no fim de semana de 13 e 14 de maio.
Declarações de Ivo Lopes após a Corrida 2
“ Prova de Aragón terminada e coroada por um P2 muito saboroso, na corrida de hoje, mas não isenta de emoções. Arrancámos para a corrida de hoje na 9ª posição da grelha de partida, mas consegui um arranque muito forte, onde consegui chegar rapidamente à quarta posição. Depois, consegui ultrapassar os pilotos à minha frente para chegar à segunda posição e à roda do Tito Rabat.
Começamos então uma bonita luta pela liderança e consegui mesmo chegar à liderança da corrida. No entanto, na última volta ele conseguiu-me ultrapassar, mas como não está na luta pelo campeonato, pois irá fazer apenas uma ou duas corridas no ESBK este ano, optei por não forçar para ganhar a liderança da corrida, uma vez que o campeonato ainda é longo.
Sentia-me mais rápido que ele, mas geri a corrida de forma segura, sem arriscar. Na última volta, entre a curva 13 e 14 ele tocou no verde e eu pensei que tinha vencido a corrida, mas a direção de prova assim não o entendeu, por não ter imagens claras…
O campeonato está muito rápido este ano e conseguir estar entre os mais rápidos deixa-me muito confiante, não só com a moto, mas com toda a equipa que tem sido incansável.Estamos muito fortes e saímos de Aragón a apenas um ponto da liderança, o que é muito bom.
A próxima corrida será em Portugal, no Estoril, no arranque do campeonato nacional de velocidade, onde vamos marcar presença este ano. Vai ser também uma ótima oportunidade para treinar para a ronda de Valência.
Muito obrigado a todos pelo apoio, principalmente da família e equipa”.
Classificações ESBK Motorland Aragón