Isle of Man 2023 – Estão abertas as hostilidades

Por a 1 Junho 2023 10:35

Arrancou precisamente no passado dia 29 de maio o programa previsto para as provas de TT de 2023 daquela que é a competição de velocidade em duas rodas mais polémica e emocionante do mundo. Emocionante pela competitividade e velocidade que atingem as motos num percurso que atravessa vilas e montanhas da Ilha de Man e prossegue por cerca de 37,7 milhas, aproximadamente 60 Kms, com os pilotos Harrison, Hickman e Dunlop a atingirem médias de  214 Km/h logo nos primeiros dias de treinos na classe de Superbikes. Porém, também polémico pelo número de acidentes fatais que tem causado ao longo de décadas da sua organização, com um total de 265 pilotos que perderam a vida desde 1911, sendo o ano de 1989 aquele que ensombrou definitivamente o TT da Ilha de Man com cinco pilotos que morreram nesse ano em diferentes acidentes. O título que se refere ao documentário ” No Room For Error” é elucidativo do risco que todos os pilotos correm no TT da Ilha de Man.

Após dois anos de interregno devido à pandemia, em 2020 e 2021, as corridas na Ilha de Man regressaram em 2022 novamente revestidas de enorme polémica devido ao número de fatalidades que ocorreram durante as mesmas. Logo nos treinos livres Mark Purslow perdeu a vida num acidente. Depois no primeiro sábado de corridas foi o piloto de Sidecar Cesar Chanal que faleceu tendo o seu companheiro sido evacuado em helicóptero em estado crítico. N 2ª feira seguinte, já em corrida, foi o piloto veterano Davy Morgan que faleceu vítima de uma queda brutal na milha 27 do percurso. Porém o mais trágico ainda estava por acontecer pois no mesmo local onde anteriormente Cesar Chanal tinha perdido a vida dias antes, um acidente idênticou ceifou a vida a pai e filho que faziam equipa nos Sidecar, Roger e Bradley Stockton, ensombrando ainda mais as competições desse ano e despertando a agressividade dos meios de comunicação face a perigosidade daquela competição. Quatro dias mais tarde também o companheiro de Cesar Chanal, que tinha prognóstico muito reservado, veio também a falecer.

Este ano 2023 voltam as corridas das várias classes sem excepção, Superbike, Superstock, Supersport, Supertwin e Sidecar irão cumprir 5 dias de qualificações de 29 de maio a 2 de junho seguidos de 6 dias de competições até dia 10 de junho. Esperemos que este ano se tenham implementado sérias medidas de segurança para evitar o número de fatalidades de 2022, já que o risco das corridas de TT na Ilha de Man poderem vir a ser proibidas é cada vez mais sério.

Programa

https://www.iomttraces.com/racing/page/2023-schedule/

“No Room to Error” –  2023 Teaser

Qualifying Session 2023 Superstock e Supertwin

Qualifying Session Superbike e Supersport

author avatar
Pedro Rocha dos Santos
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x