IOMTT, Superstock TT: Todd encerra a sequência de vitórias de Peter Hickman
Davey Todd conquistou a sua primeira vitória nas Corridas TT da Ilha de Man na tarde de quinta-feira, com o piloto da Milwaukee BMW Motorrad a superar Peter Hickman (Monster Energy BMW by FHO Racing) na Corrida 1 de Superstock TT por apenas 2,2 segundos após uma luta emocionante. Michael Dunlop completou o pódio com um terceiro lugar na sua MD Racing Honda.
Com uma partida às 12h15, Todd liderou em Glen Helen na primeira volta, com a sua vantagem sobre Dunlop a 1,5 segundos, com Hickman a apenas um décimo de segundo. Dean Harrison (Honda Racing) estava bem perto, a 0,3 segundos de Hickman, com James Hillier (WTF Racing Honda) e Jamie Coward (KTS Racing powered by Steadplan Honda) a completarem a tabela de classificação inicial. Apenas dois segundos separavam os quatro pilotos da frente.
A liderança de Todd caiu para meio segundo quando ele passou em Ballaugh pela primeira vez e Hickman agora estava em segundo. Dunlop era terceiro, quase dois segundos abaixo de Hickman, enquanto Harrison, Hillier e Coward continuavam a rodar entre quarto e sexto.
Havia pouco por onde escolher entre Todd e Hickman no Bungalow, com apenas 0,08 segundos entre eles, continuando a afastar-se dos perseguidores. Todd eram quem liderava quando entraram para a paragem obrigatória nas boxes. Hickman perdeu um pouco de tempo desde o Bungalow e estava agora a 1,7 segundos de distância, enquanto Michael Dunlop estava de novo em terceiro, apenas um segundo à frente de Dean Harrison.
Com uma paragem nas boxes mais rápida, Todd tinha quase cinco segundos de vantagem quando chegou a Glen Helen na segunda volta, com Dunlop também a afastar-se de Harrison na luta pelo terceiro lugar, a diferença era agora de 3,8 segundos.
Hickman tirou quase dois segundos à liderança de Todd na corrida de alta velocidade para Ballaugh e a diferença passou a ser de 2,4 segundos. No entanto, Todd respondeu na deslocação para Ramsey e duplicou a sua vantagem apenas na última subida e com a montanha para terminar e a diferença permaneceu a mesma no Bungalow, com Todd e Hickman a estabelecerem tempos de sector quase idênticos a partir de Ramsey Hairpin.
No entanto, Todd foi mais rápido do Bungalow para Cronk Ny Mona, e recebeu o veredito de Hickman por 2,2 segundos, que estabeleceu a volta mais rápida da corrida, com Dunlop num confortável terceiro lugar, quase 18 segundos atrás.
McGuinness, Cummins, Dominic Herbertson (Burrows Engineering/RK Racing BMW) e Browne completaram a lista dos dez primeiros, com Brookes em 11º, depois de Nathan Harrison, na terceira Honda Racing, se ter retirado em Kate’s Cottage na última volta.
Resultado, Superstock TT 1
1. Davey Todd (GB), BMW. 2. Peter Hickman (GB), BMW, + 2,207 segundos. 3. Michael Dunlop (GB), Honda, +19,947 seg. 4. Dean Harrison (GB), Honda. 5. James Hillier (GB). 6. Jamie Coward (GB), Honda. 7. John McGuinness (GB), Honda. 8. Conor Cummins (GBM), Honda. 9. Dominic Herbertson (GB), BMW. 10. Mike Browne (IRL), Aprilia.