IOMTT 2024: Peter Hickman o mais rápido na sexta-feira
Davey Todd fez o melhor tempo até sexta-feira à noite, mas com uma volta de sonho na máquina Superstock, hoje Peter Hickman bateu significativamente a marca do seu compatriota britânico no final da semana de treinos.
Os participantes melhoraram continuamente nos últimos dias e a sua autoconfiança atingiu o nível necessário para ultrapassar os seus limites pessoais naquela que é, sem dúvida, a pista de corrida natural mais perigosa do mundo. Alguns até ultrapassaram os seus limites, como mostraram as quedas do britânico Rob Hodson ou do estreante alemão no TT Patrick Hoff no treino desta tarde, felizmente acidentes sem consequências aparte alguns arranhões.
O britânico Peter Hickman foi o homem do momento na noite de sexta-feira. Na sua máquina Superstock, ficou apenas cerca de doze segundos acima do seu próprio recorde de volta na Mountain Course, com mais de 60 quilómetros de extensão. No ano passado, com um tempo de 16:36,115 minutos (média de 219,447 km/h) o 13 vezes vencedor do Tourist Trophy de Man também não estava na superbike, mas na moto de produção.
Davey Todd (Milwaukee BMW), que manteve o tempo mais rápido até sexta-feira à noite, perdeu mais de doze segundos para Hickman, enquanto Michael Dunlop em terceiro (Hawk Honda) ficou 2,3 segundos atrás. O resto do pelotão estava mais de meio minuto atrás.
Porém, as coisas foram mais acirradas na categoria Superbike. Como mais rápido, Hickman ficou apenas dois segundos à frente do piloto de fábrica da Honda, Dean Harrison, que está lentamente a avançar após os problemas técnicos iniciais, e de Michael Dunlop, que estava 3,5 segundos acima do tempo de Hickman. Todd ficou satisfeito com o acerto da sua máquina e com o tempo da tarde, que continua a ser o mais rápido da categoria.
Nas classes Supersport e Supertwin, Dunlop sublinhou claramente o seu papel de favorito com os melhores tempos. Na primeira corrida Supersport de amanhã, o norte-irlandês, popular entre o público, poderá igualar o recorde de 26 vitórias no TT do seu tio Joey Dunlop, que morreu num acidente numa pequena corrida internacional em Tallinn (Estónia) em 2000.
Os tempos dos sidecars tinham pouco significado, por um lado porque os triciclos só podiam fazer uma volta, e por outro lado porque havia nevoeiro no troço de montanha. Mesmo assim, Ryan e Callum Crowe insistiram em marcar o tempo mais rápido à frente de Pete Founds/Jevan Walmsley e Alan Founds/Rhys Gibbons. Ben Birchall/Kevin Rousseau, que sofreu um acidente à tarde, não pôde participar do treino.
Programa de Sábado, 1 de junho:
12h45 – Corrida Supersport 1
15h15 – Corrida Sidecar 1