FIM Junior GP: Novos vencedores emergem de um domingo dramático no Estoril!

Por a 7 Maio 2024 15:32

Seis corridas em Portugal que não decepcionaram ninguém que as viu, já que as condições climáticas mistas trouxeram alguns resultados surpreendentes no Circuito do Estoril.

Chuva, sol e depois um pouco mais de chuva estavam na ordem do dia num dia fascinante do Campeonato do Mundo FIM JuniorGP™ disputado no Circuito do Estoril, com os primeiros vencedores a emergirem das condições complicadas. Rico Salmela (Liqui Moly Husqvarna Intact GP Junior Team) tornou-se vencedor do JuniorGP™ pela primeira vez, com Carlos Cano (SeventyTwo ARTBOX Racing Team) dobrando na European Talent Cup, enquanto Mattia Casadei (Team Ciatti – Boscoscuro) e Roberto Garcia ( Fantic Cardoso Racing) partilhou os espólios na Moto2™. Entretanto, na corrida Stock, Adrian Rodriguez (SF Racing) tornou-se vencedor na classe pela primeira vez.

JuniorGP

Com a chuva a parar cerca de uma hora antes das luzes do JuniorGP se apagarem, grandes partes da superfície do Estoril secaram quando opções mistas de pneus foram selecionadas para a única corrida do dia. Jesus Rios (MRE Talent) e Casey James O’Gorman (Team Estrella Galicia 0,0) foram dois dos melhores pilotos que optaram por pelo menos um pneu de chuva, mas os que terminaram no pódio optaram por slicks.

Salmela não estava na luta pelo pódio no início, mas o finlandês superou a diferença rapidamente e, assim que chegou à frente, não havia como voltar atrás. O’Gorman sofreu uma queda tardia do P2 no momento em que o irlandês aumentava a pressão, o que deixou o polesitter Cormac Buchanan (AGR Team) e Marcos Uriarte (CFMOTO Aspar Junior Team) a disputar os resitantes lugares de pódio. Salmela venceu por 2,5s e Uriarte ultrapassou o terceiro classificado Buchanan para o P2. Rios cruzou a linha em P26 e não somou nenhum ponto no Estoril, pretende se recuperar em casa, em Barcelona, ​​​​na próxima vez.

Moto2

A corrida 1 foi toda sobre a dança de Casadei no tempo chuvoso para uma vitória impressionante, com o italiano navegando para os seus primeiros 25 pontos na classe. 12 segundos foram a sua vantagem na bandeira quadriculada sobre o segundo, Jorge Navarro (Forward EEST Racing). O experiente espanhol subia ao pódio na sua primeira saída, com Taiga Hada (GAS UP Racing Team) a regressar ao pódio pela primeira vez desde 2021 com um P3 bem merecido.

A corrida 2 viu condições contrastantes emergirem à medida que uma corrida seca se desenrolava, com Garcia produzindo uma recuperação brilhante para conquistar uma vitória de estreia do P15. Casadei não teve resposta para o espanhol à tarde, mas um P2 – e mais 45 pontos – leva-o a assumir a liderança do campeonato. O terceiro lugar foi para Alberto Ferrandez (Finetwork Team), o seu segundo pódio da temporada , com Alberto Surra (Team Ciatti – Boscoscuro) a cair na Corrida 2.

ETC

O piso estava molhado mas viu-se um desempenho maravilhoso de Carlos Cano na primeira corrida do dia da European Talent Cup, com o jovem espanhol a revelar-se um raio de sol nas miseráveis ​​condições do Estoril na manhã de domingo. O #71 passou da pole ao degrau mais alto em Portugal com quase seis segundos no bolso de trás, enquanto o vencedor de Misano, Marco Morelli (MLav Racing), contentava-se com o segundo lugar, com Fernando Bujosa (Team Estrella Galicia 0,0) a ultrapassar a penalização da volta longa. loop e alguma competição acirrada pelo lugar final no pódio. A vitória fez com que Cano ficasse a 20 pontos do líder do título, Morelli, com uma segunda corrida pela frente.

Foi um caso de resultado igual, com circunstâncias diferentes na Corrida 2, já que Cano fez um fim de semana português perfeito com mais uma vitória, mas desta vez foi muito mais disputado do que algumas horas antes. No seco, os 10 primeiros cruzaram a linha com 0,9s de diferença em um encontro ETC brilhante que viu Jesus Torres (Team Estrella Galicia 0,0) e Valentine Perrone (Frando Racing VHC Team) subirem ao pódio pela primeira vez em 2024 Após a queda de Morelli na Corrida 2, Cano lidera o Campeonato rumo a Barcelona.

Stock 600

Na corrida final do dia, houve espetáculo em abundância. Rodriguez veio do P4 para conquistar a primeira vitória no Stock Championship numa corrida reiniciada, com Iker Garcia (Yamaha GV Racing) e Francisco Ruiz (DR Andifer Team) a estrearem-se no pódio na classe.

Depois da pista secar após a chuva matinal, os céus abriram mais uma vez após apenas três voltas, com o polesitter e então líder da corrida Dino Iozzo (IUM Motorsports) cair na saída da Curva 9. As bandeiras vermelhas acenaram e a corrida reiniciou-se, mas sem o sul-africano na pole, já que ele e seu companheiro de equipa Declan Van Rosmalen saíram do pitlane depois de decidirem não sair com o resto do pelotão. Isso deixou Rodriguez desobstruído ao conseguir o lançamento perfeito, embora Garcia, Ruiz e Alex Millan (Team Zivimotor) se revezassem na liderança.

Foi um quarteto muito unido até a última volta, quando Rodriguez fez a melhor volta da corrida e avançou para a vitória, com Millan sendo o único a perder numa divertida batalha pelo pódio. Lorenzo Dall Porta (Yamaha GV Racing), vencedor de Misano e actual líder do Campeonato, regressou a casa num P5 solitário para preservar a liderança.

Depois da animada, chuvosa e difícil jornada Estoril, a caravana do FIM Junior GP segue agora para a terceira roda em Barcelona.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x