FIM Júnior GP: Fim-de-semana desafiante para Ribeiro em Barcelona
Uma semana antes da prova do Campeonato do Mundo de MotoGP, o Circuito Barcelona-Catalunha recebeu a terceira prova do Stock European Championship, onde o piloto português Gonçalo Ribeiro, da equipa Fifty Motorsport, competiu na categoria Stock 600 entre os 36 pilotos presentes.
Os treinos livres começaram na quinta e sexta-feira, seguidos pelas qualificações no sábado e a corrida de 16 voltas no domingo. Contudo, o fim-de-semana revelou-se complicado para Gonçalo Ribeiro, marcado por condições meteorológicas incertas e diversos problemas técnicos.
A instabilidade atmosférica, com alternância entre chuva e sol, afectou significativamente o desempenho dos pilotos. “Foi um fim-de-semana complicado com as condições atmosféricas a não ajudarem, muito incertas, com chuva e sol alternados,” comentou Ribeiro.
Na quinta-feira, a chuva matinal e uma pista ainda húmida durante a tarde, com várias interrupções por bandeiras vermelhas, impediram-no de rodar. Na sexta-feira, a chuva matinal deu lugar a uma pista seca durante o seu treino, mas problemas mecânicos surgiram logo no início da sessão.
“Na sexta-feira consegui rodar, mas tive problemas com o motor da moto. Tive de andar com outra moto e, como voltou a chover, não consegui retirar o melhor partido dela,” explicou. No sábado, durante a qualificação, os problemas persistiram, desta vez no sistema eléctrico da moto.
Apesar disso, Ribeiro conseguiu um desempenho superior ao do ano passado, qualificando-se na 23ª posição. “Fiz um bom registo, melhor do que fiz no ano passado e sei que poderia fazer muito melhor se tivesse mais tempo em pista.”
No domingo, a ausência da sessão de ‘warm-up’ foi sentida, pois teria sido crucial para testar algumas afinações na moto antes da corrida. Ainda assim, o piloto de Lousada teve um bom arranque e conseguiu recuperar posições, chegando ao 16º lugar. No entanto, perto do final da corrida, os problemas eléctricos voltaram a manifestar-se, forçando-o ao abandono.
“É um circuito que gosto bastante, tinha tudo para ser um fim-de-semana perfeito, estávamos a rodar nos 14 primeiros até ao momento em que as dificuldades técnicas apareceram. Já estamos a trabalhar para resolver tudo para a próxima corrida, onde regressamos a Portugal”, concluiu Ribeiro.
Após pontuar na segunda prova do campeonato no Estoril, Gonçalo Ribeiro e a equipa Fifty Motorsport estão focados em superar os desafios enfrentados em Barcelona e preparados para um desempenho mais consistente na próxima corrida, a disputar no Autódromo Internacional do Algarve.
Fotos: DASTMEDIA
- Tweet
-
- Pin It
-
MotoGP: Nova identidade de marca com novos logos em 202519 Novembro 2024 12:26
-
MotoGP, Barcelona: Raul Fernandez o mais rápido no Warm-Up, Oliveira 6º17 Novembro 2024 11:13
-
CNV, Estoril IV: Sol e emoções altas na derradeira prova do nacional12 Novembro 2024 12:06