FIM CEV: Carmelo Morales, o último Campeão Europeu de Superbikes
Ao conquistar o título do FIM CEV Europeu de Superbikes, Carmelo Morales ficará para a história como o último campeão desta categoria. Isto porque a FIM, FIM Europa e a Dorna decidiram recentemente reorganizar a estrutura dos principais campeonatos europeus para 2017. Assim no próximo ano o Europeu de Superbikes, que integra o FIM CEV, deixará de se realizar. Passará a existir o Europeu de Superstock 1000, que deriva da Superstock 1000 Cup, competição que integra as rondas europeias do Mundial de Superbikes.
Esta situação deve-se ao facto de na atualidade a Superstock 1000 Cup cobrir a mesma área e o tipo de corridas que o FIM CEV Europeu de Superbikes. Tal como acontece atualmente com a Superstock 1000 Cup, o novo Europeu de Superstock 1000 irá constar no programa das corridas europeias do Mundial de Superbikes.
Recorde-se que esta época no Europeu de Superbikes, Portugal tem representação do atual campeão Nacional de Superbikes, Tiago Magalhães, que ocupa o segundo posto no campeonato destinado aos pilotos privados.