EWC: Suzuki irá competir em Suzuka com moto que utiliza 40% de combustível sustentável
A missão inovadora da Suzuki Motor Corporation de disputar a ronda japonesa do Campeonato do Mundo de Resistência FIM com uma moto que utiliza 40 % de combustível sustentável de origem biológica, para além de outros produtos amigos do ambiente, chega à pista no final desta semana com a 45ª Corrida de Resistência Coca-Cola Suzuka 8 Hours.
Lançado pela Suzuki Motor Corporation no Salão de Motos de Tóquio, em março, o projeto Team Suzuki CN Challenge estabeleceu dois objectivos claros, de acordo com o fabricante: Fazer avançar as tecnologias ambientais, acelerando a adaptação de artigos neutros em termos de carbono e o desenvolvimento de tecnologias ambientais, e obter feedback técnico para futuros produtos.
A competir na classe Experimental na terceira ronda da temporada 2024 do EWC, a Suzuki GSX-R1000R CN SPEC, apoiada pela fábrica, utiliza 40% de combustível sustentável ELF Moto R40 FIM de origem biológica, juntamente com outros produtos ecológicos, como óleo de motor, pneus, carenagens e travões.
O esforço da Suzuki Motor Corporation para atingir a neutralidade carbónica com a participação da Team Suzuki CN Challenge no Campeonato do Mundo de Resistência FIM é o resultado de um esforço alargado de várias organizações.
De acordo com a Suzuki, as corridas de automóveis e motos têm sido historicamente os campos de ensaio para novas tecnologias, acelerando o desenvolvimento através da competição. A GSX-R1000R utiliza 40 % de combustível sustentável de origem biológica da Elf. A lubrificação do motor de quatro cilindros da máquina será efectuada com um óleo de motor da Motul, fabricado a partir de um óleo de base de origem biológica. A controlar as emissões estará um escape do famoso fabricante e casa de afinação Yoshimura, completo com conversor catalítico.
Imagem:EWC Press Office