EWC: Suzuki a caminho da vitória no Bol d’Or
Decorridas que estão quase 20 horas da 80ª edição do Bol d’Or, prova inaugural do Mundial de Resistência 2016/2017, é a Suzuki Endurance Racing Team que continua a liderar a corrida de forma incontestada, tendo durante a noite alargando a sua vantagem. Anthony Delhalle, Etienne Masson e Vincent Phillipe comandam a corrida desde a primeira hora sempre com um ritmo forte e ao mesmo tempo seguro nunca colocando em causa esta liderança.
No segundo posto continua a Kawasaki SRC com Gregory Leblanc, Fabien Foret e Randy de Puniet, que durante a noite foram obrigados a trocar o braço oscilante da moto. Os homens da marca verde estão também nesta posição há muitas horas, mas ao longo da corrida não têm demonstrado capacidade para incomodar a Suzuki e neste momento estão a nove voltas do primeiro lugar. Segue-se a estreante Trick Star Racing, que tem estado muito bem desde o início da corrida. Erwan Nigon, Osamu Deguchi e Hitoyasu Izutsu estão em boa posição para alcançar um saboroso pódio. A formação nipónica está a duas voltas do segundo lugar.
Já a Honda Endurance Team, que rodou durante as primeiras horas no terceiro lugar, perdeu muito tempo durante a noite devido a uma queda de Julien da Costa, o que comprometeu o resultado final da marca da asa dourada. Nesta fase Costa, Sebastien Gimbert e Freddy Foray estão no 10º posto. Quanto à GMT94 Yamaha, que cedeu muito tempo devido a duas quedas, vem em recuperação e ocupa nesta fase o 14º lugar a 29 voltas da frente da corrida.
Nota ainda para o abandono da Yamaha da Áustria Racing Team. A formação que é composta por Sheridan Morais, Josh Hayes e Broc Parkes viu o motor da R1 partir. Nota que esta equipa demonstrou como é hábito toda a sua rapidez e lutou durante a primeira hora pelo primeiro lugar com a Suzuki, no entanto o facto de ter ficado sem gasolina momentos antes da primeira paragem nas boxes atrasou bastante o conjunto de Mandy Kainz.
Na classe Superstock é o Tati Team Beajoulais Racing que comanda. Anthony Violland, Julien Enjolras e Dylan Buisson estão no sétimo lugar da classificação geral.