A Yamaha anunciou no EICMA que Jason O’Halloran vai juntar-se à equipa oficial Yamalube YART Yamaha EWC para o Campeonato do Mundo de Endurance FIM de 2025, juntamente com Karel Hanika, Marvin Fritz e o piloto de reserva Robin Mulhauser.
O’Halloran, o mais bem-sucedido piloto da Yamaha em termos de vitórias no Campeonato Britânico de Superbike (BSB), junta-se à equipa YART para substituir Niccolo Canepa, que se retirou no final da temporada de 2024 para se tornar Gestor de Road Racing da Yamaha Motor Europe nos mundiais de endurance e superbike.
O australiano junta-se a uma equipa YART Yamaha que teve um excelente Campeonato do Mundo de Resistência FIM (EWC) em 2024. A equipa austríaca apoiada pela Yamaha esteve muito de chegar ao tricampeonado na Resitência, terminando no pódio todas as corridas da temporada, incluindo a vitória nas 8 Horas de Spa e a obtenção de um sonhado segundo lugar nas lendárias 8 Horas de Suzuka, no Japão, para terminarem a época em segundo lugar na geral, depois de uma épica luta pelo título.
Encontrar um substituto para Canepa, o mais bem sucedido piloto italiano do EWC de todos os tempos, nunca seria fácil, mas O’Halloran traz consigo uma grande experiência. Depois de começar a correr no seu país natal, foi coroado Campeão Australiano de Supersport em 2007. Mudando-se para o Reino Unido, tem-se dedicado ao Campeonato Britânico de Superbike desde 2008 e tem desfrutado de participações como wildcard na Moto2, WorldSBK e WorldSSP.
O’Halloran como é carinhosamente conhecido, correu na classe Superbike para a Yamaha em BSB de 2019 a 2023, vencendo 26 corridas e registando um melhor resultado de segundo lugar na geral em 2020, estabelecendo-se como um candidato regular ao título na sua R1. O’Halloran não é estranho às corridas de resistência depois de correr como substituto de uma lesão durante a temporada de 2012 e garantir um pódio nas 8 Horas de Doha, um top 10 em Suzuka e o quarto lugar nas 8 Horas de Oschersleben.
O piloto de 36 anos também dá continuidade à longa associação da equipa YART com pilotos australianos, que já viu Damian Cudlin, Steve Martin, Josh Brookes, Broc Parkes, Wayne Maxwell e Ricky Olson correrem para a equipa no passado.
Com o alinhamento de pilotos assegurado, a equipa concentra-se agora na ronda de abertura do Campeonato do Mundo de Resistência FIM de 2025, as 24 Horas de Motos de Le Mans, que terá lugar de 17 a 20 de abril.
Imagem: Yamaha Racing