EWC, Mundial de Resistência: Domínio total da Honda nas 8 Horas de Suzuka
Com a chuva a complicar a última hora de corrida, Tetsuta Nagashima, Takumi Takahashi e Xavi Vierge combinaram com perfeição para vencer a 44ª Corrida de Endurance das ‘8 Horas de Suzuka’, uma terceira ronda do Mundial de Resistência que viu a moto #33 do Team HRC subir ao lugar mais alto do pódio.
O Team HRC Japan Post provou ser imbatível nas 8 Horas de Suzuka, que terminaram no icónico local japonês já com o cair da noite este domingo. A sua segunda vitória em Suzuka em tantos anos seguiu-se a um longo atraso para a Yamalube YART Yamaha e um revés precoce para a FCC TSR Honda France, o que significa que a luta pelo título EWC chegará ao fim no aguardado Bol d’Or do próximo mês.
A última hora
A equipa com a Honda CBR1000RR-R com pneus fornecidos pela Bridgestone, terminou à frente da TOHO Racing na conclusão de um dramático contra-ataque após um desempenho dominante. “É incrível, a última hora foi muito longa com a chuva”, disse o estreante Xavi Vierge. “Tem sido muito difícil, mas a equipa fez um trabalho incrível todos estes dias, especialmente nestas oito horas. Não houve erros e estou superfeliz e muito satisfeito.”
A SDG Honda Racing ficou em terceiro, completando o trio Honda no pódio de Suzuka, com a campeão mundial FCC TSR Honda France a recuperar toda a corrida de uma primeira hora conturbada por problemas na eletrónica, para terminar a corrida no quarto lugar e ficar a 1 ponto da liderança do Campeonato do Mundo de Endurance FIM que ainda está na posse da YART Yamaha.
A equipa austríaca desfrutou de um breve período na liderança e estava em segundo quando um problema elétrico ocorreu na segunda hora, forçando Karel Hanika a empurrar a moto nº 7 atingida de volta aos boxes, perdendo mais de uma hora com esse e outro contratempo, terminando na 23ª posição.
A AutoRace Ube Racing Team contou com apenas dois pilotos – Dan Linfoot e Takuya Tsuda – para terminar em quinto, enquanto a BMW Motorrad World Endurance Team terminou em sétimo. Menos sorte teve a Yoshimura SERT Motul que estava a caminho de terminar em segundo, mas uma queda de Gregg Black já muito perto do final, numa seção atingida pela chuva nas voltas finais da corrida, acabaria por deixar a equipa com a Suzuki GSX-R1000 fora do top 10.
Classificação final das 8 Horas de Suzuka
1º Team HRC Honda / Nagashima, Takahashi, Vierge, 8h00:09.785, 216 voltas
2º TOHO Racing / Kiyonari, Kunimine, a 1 volta, 215
3º SDG Honda Racing / Nagoe, Uramoto, Kunii, a 3 voltas, 213
4º F.C.C. TSR Honda / Mackenzie, Di Meglio, Techer, a 3 v. 213
5º AutoRace Ube Racing Team / Syahrin, Linfoot, Tsuda, a 3 v. 213
6º Honda Dream RT Sakurai Honda / Ito, Hiura, Arakawa, a 3 v. 213
7º BMW Motorrad WE Team / Reiterberger, Michalchik, Guarnoni, a 4 v. 212
8º Honda Asia Dream Racing / Zaidi, Izdihar A., Atiratphuvapat, a 4 v. 212
9º S-Pulse Dream Racing / Atsumi, Waters, Schrotter, a 4 v. 212
10º Astemo Honda Dream SI Racing / Sakumoto, Mizuno, Watanabe, a 5 v. 211
11º ATJ with Japan Post / Iwata, Takahashi, Koyama, a 5 v. 211
12º Yoshimura Sert Motul / Black, Guintoli, Masson, a 5 v. 211
13º Kawasaki Webike Trickstar / De Puniet, Watanabe, Leblanc, a 6 v. 210
14º Honda VIltais Racing / Alt, Odendaal, Mercado, a 7 v. 209
(…) 23º Yart Yamaha EWC Team / Canepa, Fritz, Hanika, a 13 v. 203