EWC, Le Mans, 6h: Yamaha lidera à frente da BMW, queda da Suzuki
Após seis horas, a YART Yamaha lidera as 24 Horas de Le Mans. A atual equipa campeã mundial está à frente da BMW e da Kawasaki, a Yoshimura SERT Motul sofreu uma queda e desceu ao sexto lugar.
A Suzuki liderou a corrida no Circuito Bugatti durante várias horas. No segundo turno de Gregg Black, o francês caiu na penúltima curva e a vantagem de doze segundos sobre a YART ficou para a história; após as reparações dos mecânicos, a equipa 17 vezes campeã mundial do EWC ficou na 18ª posição, quatro voltas atrás. A equipa também recebeu uma penalização de drive-through por dirigir na direção errada após o acidente.
Pouco depois das 19h, Randy de Puniet também caiu com a sua Yamaha da equipa KM99. A equipa belga estava em segundo lugar na corrida nesse momento, mas o deslize custou-lhes algumas voltas.
Cumprido um quarto do tempo de corrida, a YART Yamaha com Marvin Fritz conquistou o primeiro lugar no seu aniversário. Junto com Karel Hanika e Niccolo Canepa, o alemão controla a corrida de 24 horas na frente. A equipa BMW com Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Sylvain Guintoli está apenas uma volta atrás, tendo feito a volta mais rápida da corrida esse momento (1:35.904 minutos).
Atrás da Yamaha e da BMW, a Kawasaki está em terceiro lugar e numa posição promissora para a atribuição dos primeiros pontos após oito horas. Segue-se no quarto lugar a Tati Team Beringer (Kawasaki) com o ex-campeão mundial de supersport Randy Krummenacher, bem como Hugo Clere e Corentin Perolari, enquanto a equipa Yoshimura SERT Motul segue na 6ª posição. Vêm depois a National Motos Honda, a KM99, o Team Bolliger Switzerland com o português Pedro Nuno e a Chromeburner RAC-41 Honda que fecha o Top 10.
Resultado das 24h de Le Mans, após 6 horas:
1. YART – Yamaha (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1, 216 voltas
2. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guintoli), BMW M1000RR, + 1 volta
3. Kawasaki Webike Trickstar (Leblanc, Ramos, Gamarino), Kawasaki ZX-10R, + 3
4º Tati Team Beringer (Clere, Krummenacher, Perolari), Kawasaki ZX-10R, + 3
5º Tecmas MRP BMW (Foray, Bühn, Arbel, Soomer), BMW M1000RR (SST), + 4
6. Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Linfoot), Suzuki GSX-R1000, + 4
7. National Motos Honda (S. Suchet, V. Suchet, Raymond), Honda CBR1000 RR-R (SST), + 5
8 .KM99 (de Puniet, Marino, Guarnoni), Yamaha YZF-R1, + 5
9. Team Bolliger Switzerland (Thöni, Romero Barbosa, Toledo Romero), Kawasaki ZX-10R, + 5
10. Chromeburner RAC-41 (Lesch, Tessels , Raffin, Renaudin), Honda CBR1000 RR-R (SST), + 6