EWC, Le Mans, 16h: Queda de Karel Hanika faz Yamaha perder a liderança para a Suzuki

Por a 21 Abril 2024 08:47

A Yamaha liderou as 24 Horas de Le Mans durante mais de 15 horas, mas uma queda de Karel Hanika esta manhã comprometeu a classificação da equipa campeã mundial. A Suzuki e a BMW ocupam os dois primeiros lugares.

A Yamaha tinha a corrida sob controlo no Circuito Bugatti, mas Karel Hanika caiu na curva 12, pouco antes das 7 horas da manhã. A Suzuki e a BMW conseguiram recuperar quatro voltas no processo e tirar a YART da liderança.

A equipa da BMW teve de mudar o escape duas vezes durante a noite, mas a diferença para a Suzuki é inferior a uma volta. Já o acidente de Karel Hanika custou à Yamaha mais de dez voltas, o que significa que a equipa austríaca voltou à corrida em quarto lugar.

Uma noite difícil

Pouco antes das 23 horas de sábado, Hannes Soomer teve um acidente com a BMW da Tecmas MRP e lesionou-se. Após uma estadia de mais de 15 minutos nas boxes, Jan Bühn regressou à corrida, mas fora do top 20. No entanto, a equipa BMW lutou para regressar ao quarto lugar da classificação Superstock durante a noite – com apenas três pilotos.

Houve também um problema para a Chromeburner Rac 41, que ficou sem gasolina a certa altura. A equipa No Limits também teve um acidente grave a registar. Este incidente terminou a corrida para Alexis Masbou e os seus companheiros de equipa Johan Nigon, Philipp Steinmayr e Lorenzo Gabbelini. A equipa KM99 Yamaha também teve de lidar com duas quedas envolvendo Randy de Puniet. A equipa alemã Yamaha Team Kremer teve um problema com o suporte do banco por volta das 5h30 da manhã. Durante a paragem programada, a equipa privada mudou as pastilhas de travão, causando a entrada de ar no circuito de travagem. Isto custou um total de oito minutos e dois lugares. Dominik Vincon, Daniel Rubin e Marco Fetz estavam na 11ª posição às 7h30.

Os primeiros pontos no campeonto do mundo

Os primeiros pontos desta corrida foram atribuídos às 23 horas de sábado à noite, após 8 horas de corrida conforme estipula o regulamento do EWC. Os dez primeiros receberam pontos, com a equipa líder a ser recompensada com dez pontos e o 10º lugar com um ponto após oito horas. A YART Yamaha garantiu a totalidade dos pontos à frente da BMW e da Kawasaki (Leblanc, Gamarino, Ramos).

Os pontos também foram atribuídos de acordo com o mesmo sistema após 16 horas. Aqui, a Suzuki da Yoshimura SERT Motul, com Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot, garantiu a totalidade dos dez pontos, à frente da YART (Fritz, Hanika, Canepa). Nesta altura, a BMW World Endurance estava em terceiro lugar, à frente da Kawasaki Webike Trickstar. A Bolliger Team Switzerland e a Motobox Kremer Racing também conseguiram conquistar pontos importantes para o campeonato.

National Motos Honda lidera nas Superstock

Depois de liderar após oito horas para marcar 10 pontos, a pole-sitter da FIM Endurance World Cup, National Motos Honda, conquistou mais 10 pontos ao alcançar 16 horas de vantagem na divisão Superstock equipada com Dunlop, após uma forte exibição de os pilotos da seleção francesa Guillaume Raymond e os irmãos Suchet Sébastien e Valentin . “É difícil rodar, mas o nosso objectivo é terminar para não forçarmos,” disse Sébastien Suchet .

Chromeburner-RAC41-Honda continua ocupando o segundo lugar com o 3ART Best of Bike subindo do quinto lugar após oito horas para o terceiro lugar com 16 horas. A equipa Yamaha beneficiou de uma queda no final da corrida para a Team Slider Endurance e de um atraso para a Team Aviobike da M2 Revo , o que está a dar à Aprilia o seu regresso ao EWC esta temporada. 

24h de Le Mans, classificação após 16,5 horas:

1º Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Linfoot), Suzuki GSX-R1000, 586 voltas.

2º BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Mikhalchik, Guintoli), BMW M1000RR, + 1:13 min.

3º Kawasaki Webike Trickstar (Leblanc, Ramos, Gamarino), Kawasaki ZX-10R, + 2 voltas.

4º YART – Yamaha (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1, + 5 voltas

5. Tati Team Beringer (Clere, Krummenacher, Perolari), Honda CBR1000 RR-R, + 6 voltas.

6. National Motos Honda (S. Suchet, V. Suchet, Raymond), Honda CBR1000 RR-R (SST), + 9.

7. Team Bolliger Switzerland (Thöni, Romero Barbosa, Toledo Romero), Kawasaki ZX-10R, + 10

8. Chromeburner RAC-41 (Lesch, Tessels, Raffin, Renaudin), Honda CBR1000 RR-R (SST), + 12

9. BMRT 3D Maxxers (Pilot, Hardt, Cresson), Kawasaki ZX-10R, + 14

10. 3ART Best of Bike (Vietti-Ramus, Kemmer, Watanuki, Pot), Yamaha YZF-R1 (SST), + 20

11. Motobox Kremer Racing (Vincon, Rubin, Fetz), Yamaha YZF-R1, + 21

12. Tecmas MRP BMW (Foray, Bühn, Arbel, Soomer), BMW M1000RR (SST), + 21

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x