EWC: GMT94 Yamaha vence em Oschersleben, Suzuki bicampeã do Mundo
Está encerrado o Mundial de Resistência 2016. As 8 Horas de Oschersleben foram a quarta e última prova da época, que terminou com o triunfo da GMT94 Yamaha, formação composta por David Checa, Lucas Mahias e Niccolò Canepa, no entanto insuficiente para conquistar o título por equipas, que voltou a ficar por um magro ponto nas mãos da Suzuki Endurance Racing Team.
O conjunto liderado por Christophe Guyot passou grande parte da corrida em segundo lugar, tendo ascendido ao comando a 2h10m do final da corrida, quando os líderes desde os primeiros minutos da prova, a Yamaha Áustria Racing Team, foi forçada a parar nas boxes devido a sobreaquecimento na M1.
A partir desse momento a GMT94 controlou o rumo dos acontecimentos, numa corrida bastante consistente e onde o único momento de sobressalto foi numa fase em que ainda estavam no segundo lugar, quando Lucas Mahias teve uma saída de pista sem consequências. Esta foi a segunda vitória da época para a equipa de Christophe Guyot, que já havia vencido as 12 Horas de Portimão – e permitiu a Lucas Mahias conquistar o ceptro de pilotos. Este triunfo marca também a época de sucesso da Yamaha, que nas quatro provas realizadas venceu três, o que garantiu o título de construtores.
No segundo lugar ficaram os bicampeões do Mundo, a Suzuki Endurance Racing Team, constituída por Vincent Phillipe, Etienne Masson e Anthony Delhalle. Ao contrário da prova de Portimão, desta feita a equipa de Dominque Meliand não conseguiu lutar até ao fim com a GMT94, mas levou para casa o 15º título mundial, sem vencer nenhuma prova, de uma formação que é a grande referência mundial nas corridas de resistência.
O último lugar do pódio ficou para a Penz13.com BMW Motorrad Team, que tinha aos comandos da moto germânica Kenny Foray e Lukas Pesek. Seguiu-se equipa oficial da Honda com Julien da Costa, Sébastien Gimbert e Freddy Foray, que realizou uma prova bastante regular no entanto insuficiente para alcançar o pódio.
Quanto à Yamaha Áustria Racing Team, equipa de Broc Parkes, Sheridan Morais e Marvin Fritz, acabou por terminar a corrida sem honra nem glória, pois foram forçados a abandonar já dentro da hora final com problemas na M1. Já os líderes do campeonato à entrada para esta prova, o Team April Moto Motors Events, quedaram-se por um modesto 11º lugar, numa corrida que ficou comprometida nos primeiros minutos quando Gregg Black sofreu uma queda na última curva do traçado de Oschersleben. No entanto nada apaga a excelente temporada feita pela equipa do antigo piloto, Herve Moineau. Outros candidatos ao título como a F.C.C TSR Honda e a SRC Kawasaki também ficaram pelo caminho.
Por fim na classe Superstock a vitória e o título mundial ficou nas mãos do o Team 3’ART Avenue com Louis Bulle, Lukas Trautmann e Alex Plancassagne, que na classificação geral obteve um saboroso sexto lugar.
A próxima época Mundial de Resistência que se irá estender por 2016/2017 irá começar no fim de semana de 17 e 18 de setembro com o mítico Bol’ d Or no circuito de Paul Ricard.