EWC, Bol D’Or: Confronto final entre a FCC TSR Honda e YART Yamaha

Por a 13 Setembro 2023 10:50

Depois de Le Mans, Spa-Francorchamps e das 8 Horas de Suzuka, segue-se esta semana a ronda final do Mundial de Resistência (EWC), o famoso Bol’D’Or de 24 horas no circuito Paul Ricard. A FCC TSR Honda lidera o campeonato, a YART Yamaha está logo atrás e a BMW Motorrad ainda pode ter legísitmas aspirações ao título.

A FCC TSR Honda France tem as melhores hipóteses de defender com sucesso o seu título na final do Campeonato do Mundo de Endurance em Le Castellet. Foram a única equipa a subir ao pódio nas três corridas já disputadas.  A abertura da temporada em Le Mans foi vencida por Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer, em Spa o trio ficou em segundo e em Suzuka chegaram ao terceiro lugar após a desclassificação da TOHO Racing.

Apenas 13 pontos atrás, a equipa austríaca YART Yamaha mantém justas aspirações de chegar ao título pela segunda vez, depois de 2009. Depois do segundo lugar em Le Mans e da vitória em Spa, ainda estavam ligeiramente à frente no intervalo graças aos melhores resultados nos treinos, mas uma derrota na prestigiada ronda do Campeonato do Mundo no Japão faz com que Marvin Fritz, Karel Hanika e Niccolò Canepa tenham que puxar dos galões na última ronda no Paul Ricard.

Em terceiro lugar na classificação provisória do campeonato está a equipa BMW Motorrad World Endurance liderada pelo gestor de equipa Werner Daemen. Com os terceiros lugares nas corridas de 24 horas em Le Mans e Spa, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jérémy Guarnoni têm sido bastante regulares, mas ainda assim têm uma diferença para a equipa líder da Honda. Portanto, têm que contar não só com eles, como dependem dos resultados de outros, o que não é de modo algum uma vantagem.

Por fim, não podemos deixar de falar da equipa multi-campeã mundial Yoshimura SERT Motul com Gregg Black, Sylvain Guintoli, Etienne Masson, matematicamente ainda nas contas para o título, ainda que muito distantes.

Paul Ricard realizou o seu primeiro Bol d’Or em 1979 e o evento de 2023, o final da temporada do EWC, será o 30º na pista de Le Castellet. Com mais de um quilômetro de extensão, a longa recta Mistral transforma a corrida numa emocionante batalha de desgaste. O evento começa esta quinta-feira, 14 de setembro, com os primeiros treinos, estando a corrida de 24 Horas marcada para sábado e domingo.

Campeonato (após 3 de 4 rondas): 1. FCC TSR Honda France, 138 pontos. 2. YART Yamaha, 125. 3. BMW Motorrad, 100. 4. Yoshimura SERT Motul, 77. 5. Kawasaki Webike, 65. 6. Honda Viltaïs Racing, 64. 7. Tati Beringer Racing Kawasaki, 46. 8. ERC Endurance Ducati, 38. 9. Motobox Kremer Racing Yamaha, 30. 10. KM99 Yamaha, 27; etc.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x