EWC, 8h Spa: BMW abandona, Bolliger luta pelo pódio
A segunda corrida da temporada do Campeonato do Mundo de Endurance em Spa-Francorchamps transformou-se num festival de acidentes no sábado. Depois da FCC TSR Honda, a vítima mais proeminente foi a equipa de fábrica da BMW.
Para a BMW, a corrida de oito horas no Circuito Spa-Francorchamps começou com uma emocionante batalha pela liderança por parte de Markus Reiterberger. Depois de três horas, porém, Sylvain Guintoli foi atingido: o francês caiu na M1000RR e teve que devolver a moto demolida à sua equipa belga. Após uma pausa para reparação de sete minutos, a BMW não saiu conforme o planeado e o ex-Campeão Mundial de Superbike voltou às boxes. No final, a equipa de Werner Daemen, vencedora de 2022, teve que abandonar a corrida. As coisas também correram mal para a segunda equipa belga KM99. Após a queda na fase inicial, a Yamaha voltou à gravilha após quatro horas.
Entretanto houve problemas para a Viltais Racing Team. A equipa Honda passou seis minutos não planeados nos boxes. Florian Alt, Steven Odendaal e Leandro Mercado alcançaram-no, levando ao quinto lugar após três quartos da distância.
A Yamaha Austria Racing Team com Marvin Fritz, Niccolo Canepa e Karel Hanika tem sido convincente no topo desde o início. Após seis horas, a atual equipa campeã mundial lidera por mais de um minuto sobre a Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Linfoot). Neste ponto, o Team Tati (Clere, Krummenacher, Perolari) está em terceiro lugar com uma Honda.
A Bolliger Team Switzerland está sensacionalmente logo atrás do pódio. Nico Thöni, Marcel Brenner e Pedro Nuno percorreram a distância sem problemas até ao momento e lutam seriamente por um lugar no pódio em Spa. Logo atrás deles está a equipa Aprilia Aviobike, a melhor equipa da classe Superstock.