EWC, 8h de Spa-Francorchamps: YART Yamaha vence nas Ardenas
A corrida de oito horas em Spa-Francorchamps terminou no sábado com uma vitória para a Yamaha Austria Racing Team (YART). Um triunfo dominante de Marvin Fritz, Karel Hanika e Niccolo Canepa a bordo da R1 no circuito das Ardenas.
Depois da pole position na sexta-feira, a YART também conquistou o primeiro lugar no sábado. A equipa austríaca da Yamaha liderada pelo chefe de equipa Mandy Kainz triunfou de forma convincente no Circuito de Spa-Francorchamps, garantindo 30 pontos para a classificação geral do Campeonato do Mundo de Endurance.
Filme da corrida
Niccolo Canepa assumiu a liderança da corrida no primeiro stint após uma fase de arranque competitiva nas Ardenas e, exceto durante as paragens nas boxes, a equipa austríaca manteve a liderança em todos os momentos. Embora a Yamaha de Marvin Fritz, Karel Hanika e Canepa precisasse de mais combustível e tivesse de fazer uma paragem adicional, a atual equipa campeã do mundo venceu a corrida do EWC em Spa, tal como no ano passado.
A forte equipa Suzuki Yoshimura SERT Motul terminou atrás da YART. Gregg Black, Etienne Masson e Dan Linfoot garantiram o segundo lugar depois de terem vencido a corrida de 24 horas em Le Mans em abril. Na classificação geral do campeonato, a equipa de Damien Saulnier e Yohei Kato continua um ponto à frente da YART no primeiro lugar.
A equipa Tati Beringer Racing terminou em terceiro lugar no percurso de 6,9 quilómetros do circuito da Ardenas, em território belga. Corentin Perolari, Hugo Clere e Randy Krummenacher garantiram o primeiro pódio da equipa francesa em dois anos, quando ficaram em segundo lugar na corrida de 24 horas, também em Spa. Foi o primeiro pódio de Randy Krummenacher no Campeonato do Mundo de Resistência.
Atrás da Yamaha, da Suzuki e da Tati-Honda, a equipa Viltais Racing Team com Florian Alt, Steven Odendaal e Leandro Mercado terminou logo atrás dos três primeiros. A equipa francesa da Honda corrigiu o seu fracasso em Le Mans. A F.C.C. TSR Honda France também celebrou um final conciliatório: 5º lugar para Josh Hook e Alan Techer após uma queda na fase inicial.
A corrida correu muito bem para a lendária equipa de Kevin Bolliger. Após o sétimo lugar no início da época, a Bolliger Team Switzerland alcançou outro resultado de topo com o 6º lugar em Spa. Marcel Brenner, Nico Thöni e Pedro Nuno Romero Barbosa continuaram a série de sucessos da equipa Kawasaki na Bélgica.
A equipa Aviobike garantiu a vitória na categoria Superstock. Kevin Calia, Luca Bernardi e Francesco Cocco triunfaram com uma Aprilia RSV4 1100, à frente da National Motos Honda e da Team 33 Louit April Moto (Kawasaki).
8h Spa-Francorchamps – Classificação final
1. YART – Yamaha (Canepa, Fritz, Hanika), Yamaha YZF-R1, 201 voltas
2. Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Linfoot), Suzuki GSX-R1000, +40,145 seg.
3.Tati Team Beringer (Clere, Krummenacher, Perolari), Honda CBR1000 RR-R, +3 Voltas
4. Honda Viltais Racing (Alt, Odendaal, Mercado), Honda CBR1000 RR-R, +4
5. F.C.C. TSR Honda (Hook, Techer), Honda CBR1000 RR-R, +5
6. Team Bolliger Switzerland (Thöni, Brenner, Romero Barbosa), Kawasaki ZX-10R, +5
7. Team Aviobike by M2 Revo (Calia, Bernardi, Cocco), Aprilia RSV4 1100 (SST), +5
8. National Motos Honda (V. Suchet, S. Suchet, Raymond), Honda CBR1000 RR-R (SST), +6
9. BMRT 3D Maxxess Nevers (Cresson, Pilot, Lonbois), Kawasaki ZX-10R, +7
10. Team 33 Louit April Moto (Saltarelli, Antiga, Sanchis), Kawasaki ZX-10R (SST), +7
Campeonato (após 2 de 4 provas)
1. Yoshimura SERT Motul, 88 Pontos
2. YART – Yamaha, 87
3. Tati Team Beringer, 54
4. BMW Motorrad World Endurance, 53
5. Team Bolliger Switzerland, 43
6. Kawasaki Webike Trickstar, 39
7. BMRT 3D Maxxess, 38
8. Motobox Kremer, 33
9. KM99, 29
10. F.C.C. TSR Honda, 26
11. Honda Viltais Racing, 22
12. Wojcik Honda, 21
13. MACO Racing, 13
14. MANA-AU Competition, 10