EWC, 8 Horas de Suzuka: Vitória esmagadora da Honda em Suzuka
A corrida de oito horas em Suzuka em 2022 produziu um vencedor claro. A Honda dominou a longa distância para assim vencer a clássica do EWC no Japão pela primeira vez em oito anos.
Na terceira ronda do Campeonato do Mundo de Resistência, a equipa de fábrica do HRC não só venceu de forma clara, como conseguiu travar o impeto da equipa da Kawasaki com as estrelas do mundial de SBK Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam. Takumi Takahashi, Iker Lecuona e Tetsuta Nagashima completaram 214 voltas no Circuito de Suzuka em condições de clima difícil e quente, terminando com com uma vantagem de uma volta sobre a Kawasaki que termininou em 2º lugar.
Takumi Takahashi conquistou a sua quarta vitória em Suzuka, igualando assim os resultados de Michael van der Mark, Katsuyuki Nakasuga, Ryuichi Kiyonari, Shinichi Ito e Wayne Garner, que também comemoraram quatro sucessos no evento. “Estou aliviado por ter conseguido fazer a minha parte. O Nagashima desenvolveu a moto e eu tive que me acostumar, mas ao mesmo tempo libertar todo o seu potencial. Foi a primeira vez do Iker e ele foi ótimo”, disse Takahashi.
“A equipa do HRC deu-nos muito apoio, incluindo os pit stops. Estou muito grato a todos. É minha quarta vitória em Suzuka, se eu tiver outra chance, vou buscar o recorde de cinco vitórias de Toru Ukawa.”
O ex-piloto do Campeonato do Mundo de Moto2 Tetsuta Nagashima acrescentou: “Estou muito satisfeito por ter tido a oportunidade de estar envolvido no desenvolvimento da CBR1000RR-RSP de 2021 e 2022. Reconhecemos o potencial e mostramos ao mundo. Os engenheiros da Honda testaram a moto sem parar e agora isso foi coroado com esta vitória em Suzuka.”
Iker Lecuona que fez a sua estreia com a Honda no Campeonato do Mundo de Superbike, deixou também a sua marca no evento de Suzuka. “Estou muito, muito, muito feliz por vencer a minha primeira corrida de oito horas em Suzuka. Foi ótimo quando o Nagashima recebeu a bandeira quadriculada”, disse o jovem espanhol. “Tudo funcionou bem desde os testes, à moto desenvolvida pela Honda e o Nagashima foi incrível. Acho que consegui tirar o máximo desempenho da moto. Se tiver oportunidade, gostaria de regressar a Suzuka”, concluiu o piloto da Honda.
Resultados das 8 Horas de Suzuka – 2022
1º Team HRC (Nagashima, T.Takahashi, Lecuona), Honda CBR1000 RR-RSP, 214 voltas
2º Kawasaki Racing Team Suzuka 8H (Haslam, Lowes, J.Rea), Kawasaki ZX-10RR EWC + 1 volta
3º Yoshimura SERT Motul (Preto, Kazuki Watanabe), Suzuki GSX-R1000 EWC + 2 voltas
4º S-Pulse Dream Racing (Ogata, Cocoro, Tsuda), Suzuki GSX-R1000 + 4 voltas
5º TOHO Racing (Kiyonari, Kunikawa, Kunimine), Honda CBR1000 RR-R + 4 voltas
6º Honda Dream RT Sakurai (Hamahara, Hiura, Kunii), Honda CBR1000 RR-R + 4 voltas
7º YART – Yamaha Official Team EWC (Hanika, Fritz, Canepa), Yamaha YZF-R1 + 5 voltas
8º Team ATJ com JAPAN POST (Y. Takahashi, Ito, Koyama), Honda CBR1000 RR-R + 6
9º Team Kodama (Kodama, Nagao, Nagao), Yamaha YZF-R1 + 6
10º FCC TSR Honda França (Hook, Di Meglio), Honda CBR1000 RR-R + 6 voltas