EWC, 8 Horas de Suzuka: Honda lidera, YART com problemas
Após três horas de corrida, vários dramas já aconteceram nas 8h de Suzuka. Enquanto na Honda tudo corre bem, na YART o azar parece perseguir a formação austríaca da Yamaha. A equipa Suzuki onde está a correr Marcel Schrötter e a BMW estão a ir bem.
A equipa de fábrica da Honda (HRC) garantiu a primeira posição da grelha no top 10, seguida pela Yamaha Austria Racing Team (YART), as equipas Honda Toho e SDG, bem como a Suzuki Endurance (SERT). No entanto, a largada em si e a primeira volta até que o pelotão se defina é mais importante do que uma posição inicial bem na frente.
Só na primeira hora, a liderança mudou de mãos sete vezes entre a HRC, YART, SERT e Astemo Honda. Em seguida, a equipa HRC afastou-se, também devido a um problema da YART. Duas vezes Karel Hanika e Marvin Fritz tiveram que fazer um pit stop não programado para reparações na moto, e perderam tanto tempo que o pódio está fora de questão. Ao fim de 2 horas a equipa austríaca ocupava apenas a 43ª posição.
A FCC TSR Honda também teve problemas – a atual equipa campeã mundial ficou apenas na 19ª posição após uma queda.
Assim e após três horas, a Honda ampliou a liderança para uma volta. Três equipas da Suzuki lutaram pelo segundo lugar com SERT, S-Pulse e AutoRace Ube – Marcel Schrötter está em ação na S-Pulse.
A BMW Motorrad já está duas voltas atrás em décimo lugar. Com os pneus Dunlop, é quase impossível conseguir um resultado de topo em Suzuka. Enquanto a YART fez as voltas mais rápidas com Marvin Fritz, mais rápido que a HRC na liderança, a YART manteve-se na 43ª posição, três voltas atrás da equipa que ocupa a 42ª posição.