EWC, 8 Horas de Suzuka: Honda ainda líder à frente da Suzuki da Yoshimura SERT
Atingida a metade da corrida, após 4 horas a equipa HRC Japan Post lidera a 44ª edição das 8 horas de Suzuka. Depois da YART Yamaha, desta vez o azar tocou à campeã mundial FCC TSR Honda France que está fora da disputa com um problema de sensor.
Gregg Black (Yoshimura SERT Motul) foi um dos primeiros lideres após uma rápida fuga na partida, para depois Niccolò Canepa (YART Yamaha) arrebatar o primeiro lugar até à 3ª volta , quando a Hitachi Astemo tomou a lidernaça. Depois de perder o segundo lugar, Takumi Takahashi recuperou do quinto lugar para passar a liderar na 7ª volta com a HRC Honda. Canepa respondeu e tomou o primeiro lugar, mas Takahashi voltou à frente na 12ª volta e começou a ganhar distancia gradualmente.
E a vantagem do Team HRC aumentou significativamente quando a Yamaha #7, com Karel Hanika aos comandos parou na pista na saída da Spoon Curve, após uma hora e 36 minutos de corrida. Com a ajuda de dois comissários, Hanika heroicamente empurrou a sua moto danificada de volta às boxes, onde um problema elétrico foi identificado e consertado, embora após uma grande perda de tempo. Uma nova visita ao pit-lane para consertar uma carenagem solta deixou a YART Yamaha na 40ª posição após quatro horas de corrida.
Atrás do Team HRC, a Suzuki GSX-R 1000 da Yoshimura SERT Motul ficou ocupa o segundo lugar após quatro horas com a Team TOHO em terceiro, S-PULSE DREAM RACING -ITEC em quarto e AutoRace Ube Racing Team em quinto.
A FCC TSR Honda France, vencedora do Campeonato do Mundo de Endurance FIM de 2022, saiu da disputa com um problema de sensor, com a BMW Motorrad World Endurance Team entre os 10 primeiros após um início lento.
A 44ª edição da Coca-Cola Suzuka 8 Hours Endurance Race está marcada para terminar às 19h30 locais.