EWC, 8 Horas de Suzuka: Aprilia RSV4 subiu ao pódio em Suzuka
A Aprilia RSV4 confirma-se como uma grande protagonista na competição das motos de produção.
Poucos dias depois da homologação da última versão 1100 pela FIM, na terceira ronda do EWC (Campeonato Mundial de Endurance), a RSV4 da equipa japonesa Tatara Aprilia subiu ao pódio na categoria NSTK, além de obter o 20º lugar na geral. Antes do mais, convém referir que esta Aprilia concorreu numa categoria onde as motos participante estão estreitamente próximas do modelo de estrada, sem as modificações concedidas à categoria EWC de maior desempenho.
A qualificação baseou-se nos tempos médios dos dois melhores pilotos, nomeadamente Ruka Wada e o italiano Samuele Cavalieri, ex-piloto da Aprilia no Campeonato Italiano de Superbike mas na sua primeira experiência numa corrida de resistência. Largando do quarto lugar na sua categoria (26º da geral), os três pilotos enfrentaram as oito horas de corrida focando na consistência, evitando erros, principalmente quando uma chuva fraca baralhou as estratégias. A box decidiu então reabastecer a cada troca de piloto, mas trocar os pneus a cada dois stints, escolha que se mostrou acertada.
Na estreia, a equipa também ocupou por muito tempo a vice-liderança da sua categoria, resultado que perdeu a apenas 30 minutos da bandeira de xadrês.
O pódio numa competição tão exigente como as 8 Horas de Suzuka é, no entanto, um resultado notável, que se soma ao extraordinário registo da Aprilia RSV4. Após 7 títulos mundiais em Superbike e inúmeros troféus nas diversas categorias, a desportiva italiana continua a fazer história nas corridas de moto de estrada.