A primeira parte das 24 Horas de Le Mans está cumprida, e três fabricantes estão a uma volta da liderança. A Suzuki, por outro lado, teve que lidar com três acidentes e afundou-se na classificação.
A lendária corrida de motos de 24 horas no circuito Bugati teve uma largada espetacular e já fez várias vítimas. Depois de chover na primeira hora, a pista secou cada vez mais, mas depois de cerca de 2,5 horas a chuva começou a cair de novo. Desde então, as condições climáticas foram mudando constantemente.
Após seis horas, Yamaha e Kawasaki lutam pela liderança. Ambas as equipas de fábrica se revezaram na frente diversas vezes nas últimas horas. A equipa Kawasaki Webike Trickstar, com Mike di Meglio, Roman Ramos e Greg Leblanc, passou pela corrida sem grandes problemas até agora, e a YART também teve uma corrida sólida após o deslize de Marvin Fritz na volta 1. Jason O’Halloran, Karel Hanika e Fritz forneceram o ritmo mais forte no grid durante a maior parte do tempo.

Atrás da Kawasaki e da Yamaha, a equip Honda FCC TSR está a fazer uma corrida forte. Apesar de um deslize de Taiga Hada após boas 2,5 horas, a equipa terminou em terceiro às 21h. hora local. Além da YART e da KWT, a equip de fábrica da Honda é a única que ainda está na volta dos líderes.
A equipa de fábrica da BMW ocupa o quarto lugar. Após a queda de Sylvain Guintoli, a equipa teve que lutar para recuperar. Steven Odendaal e Markus Reiterberger rapidamente colocaram a M1000RR de volta no caminho do top 5. O quinto lugar vai para a segunda melhor equipa da BMW, da ERC Endurance (Mikhalchik, Foray, Checa).
A grande perdedora deste início de temporada do EWC é a campeão mundial. Após seis horas, a Yoshimura SERT Motul já tinha tido três quedas, algumas das quais exigiram vários minutos nos boxes para reparações. A certa altura, Gregg Black, Etienne Masson e Cocoro Atsumi estavam apenas em 25º lugar. No momento da publicação deste artigo, a Suzuki estava em 18º lugar.
Outros acidentes foram causados por Max Schmidt (Mana-au Competition-Honda), Randy de Puniet na Marc VDS/KM99-Yamaha, a estrela do TT Michael Dunlop e Enzo Boulom (LRP Poland-BMW) e também Daniel Rubin, que pilota a Yamaha da Motobox Kremer.
