EWC, 24h Le Mans: Philip Oettl substitui Chaz Davies na Ducati

Por a 14 Abril 2022 21:06

Esperava-se que fosse o tricampeão mundial de Superbike Chaz Davies a substituir o lesionado Lorenzo Zanetti em Le Mans, mas o galês revelou-se doente nos primeiros treinos, e Philip Oettl acabou chamado à última hora para a  Ducati Endurance Team.

A formação regular da equipa de fábrica da Ducati Endurance é composta por Xavi Fores, David Checa, Lorenzo Zanetti e Marc Moser. Mas Zanetti sofreu vários ossos quebrados, um pulmão perfurado e lesões internas após uma colisão no Campeonato Italiano de Superbike em Misano. O piloto de 34 anos teve que passar por uma cirurgia e ficará de fora por tempo indeterminado.

Para o início do Campeonato do Mundo de Endurance em Le Mans no longo fim de semana da Páscoa, o ERC apresentou rapidamente um substituto bem conhecido, Chaz Davies,  o piloto de 35 anos que tinha encerrado a sua carreira após a temporada de Superbike de 2021. Mas o regresso do galês foi em vão, porque após os primeiros testes Davies teve que se retirar da corrida de 24 horas.

“Apanhei um vírus em Aragão e isso quase me matou”, disse Davies. “Segunda e terça senti-me mal, quarta-feira à tarde um pouco melhor, não bom, mas melhor. Estou pior de novo hoje. A chance de eu vir para Le Mans e me sentir 100% confortável era pequena. Essa teria sido a pior maneira possível de conduzir uma corrida de 24 horas pela primeira vez. Também não seria justo com a equipa e por isso pedi a eles que procurassem outro piloto, o que é realmente muito desapontante. O chefe da equipa, Uwe Reinhardt, foi muito flexível, espero que haja mais oportunidades no futuro.”

Numa jogada relâmpago, a ERC contratou o estreante de superbike Philipp Öttl, que apresentou um desempenho impecável com dois 13º lugares nas corridas principais na abertura do Campeonato do Mundo em Aragon. “O diretor desportivo da Ducati, Paolo Ciabatti, entrou em contato com a equipa Go Eleven de Philipp e perguntou se ele podia fazer a prova”, revelou o pai Peter Oettl ao Speedweek.com. “Então tudo foi muito rápido, Philip chegou a França na quarta-feira à noite. Esta manhã sentou-se na moto pela primeira vez e na primeira sessão de treinos livres eles foram os mais rápidos imediatamente.”

A ERC Ducati marcou o melhor tempo (1’35.460), enquanto a YART terminou em segundo, 0,322 segundos atrás. Seguiam-se as equipas de fábrica da BMW, Honda e Suzuki.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x