A equipa oficial YART Yamaha teve um início de sonho no Campeonato Mundial de Resistência da FIM de 2025 com uma vitória dramática em Le Mans hoje (domingo) – depois da Kawasaki Webike Trickstar ter caído e perdido a liderança nos últimos 60 minutos.
A liderar a partir da marca das oito horas, a Kawasaki Webike Trickstar recuperou de uma queda no final da manhã de Mike Di Meglio e parecia estar a caminho do primeiro triunfo do fabricante no EWC desde 2019, quando começou a chover. Depois de parar para colocar pneus de chuva, Román Ramos continuava na liderança quando caiu na caixa de gravilha na curva Raccordement, uma das mais lentas do Circuito Bugatti, de 4,185 quilómetros.
A curva notoriamente escorregadia foi também onde Marvin Fritz (YART Yamaha) caiu durante a primeira volta da corrida, um acidente que o fez cair para a 21ª posição e desencadeou uma recuperação notável para o primeiro lugar.

Mas com a sua Kawasaki ZX 10R danificada, o espanhol Ramos foi para o pitlane para reparação, o que demorou cerca de cinco minutos a ser concluído e deu uma vantagem de duas voltas à equipa YART Yamaha. Apesar de Karel Hanika ter parado nas boxes devido à falta de visibilidade através da sua viseira, a equipa austríaca conseguiu garantir a sua segunda vitória nas 24 Heures Moto, depois de largar da pole position por mérito do recorde de volta de Fritz. Além disso, o resultado marcou o primeiro triunfo do australiano Jason O’Halloran no EWC, uma nova contratação da YART para 2025, e permitiu a Fritz celebrar o seu 32º aniversário em grande estilo. Fritz tornou-se também o primeiro vencedor alemão desde que o seu chefe de equipa, Max Neukirchner, venceu em Le Mans em 2007. Entretanto, Hanika é o primeiro motociclista checo a vencer o lendário evento.
Atrás da Kawasaki Webike Trickstar, a ERC Endurance chegou ao pódio no EWC pela primeira vez depois da BMW Motorrad World Endurance ter sido forçada a fazer uma paragem não programada esta manhã para reparar um escape danificado. MAXXESS by BMRT3D Pirelli Motul ficou em quinto, seguido pela Yoshimura SERT Motul, que recuperou de vários acidentes para ficar à frente da National Motos Honda, vencedora da categoria Superstock equipada com Dunlop.
A primeira ronda do FIM Endurance World Trophy inaugural para motos de produção foi ganha pela Team Super Moto Racing.

Marvin Fritz, que comemorou o seu 32º aniversário no domingo e conseguiu levar a Yamaha à linha de chegada como vencedora, disse no final: “Que ótimo resultado. É uma sensação tão boa termos conseguido vencer aqui, especialmente no meu aniversário. O melhor presente de todos os tempos”, disse o alemão radiante. “Gostaria de agradecer aos meus companheiros de equipa Karel, Jason e Robin, assim como a todos da equipa. Eles trabalharam muito duro, não apenas durante a corrida, mas durante todo o inverno. Esta vitória é para eles. Como equipa, tivemos que esperar muito tempo para vencer aqui; muitas vezes fomos próximos, mas agora finalmente deu certo.”
– “A minha primeira corrida com a YART, a minha primeira corrida de 24 horas… vencer aqui em Le Mans é incrível. A equipa trabalhou incrivelmente bem esta semana”, enfatizou o australiano Jason O’Halloran. “Devido às condições, foi certamente a corrida mais difícil que já vivi. Tivemos que pensar na nossa estratégia e em quais pneus usar o tempo todo. Gostei de pilotar à noite porque podemos simplesmente abaixar a cabeça e concentrar-nos em nós próprios. Assim que o sol nasce novamente, percebemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Os últimos dez minutos foram os mais longos da minha vida, mas conseguimos.”
– “Esta foi a minha nona vez a competir numa corrida do EWC em Le Mans e a minha sexta vez com a YART”, disse Karel Hanika após o triunfo. “Esta vitória é realmente especial porque já estivemos muito perto algumas vezes. Foi ótimo finalmente estar no degrau mais alto do pódio.” Concluiu o piloto checo.
24 Horas de Le Mans, resultado final:
1. YART Yamaha (Fritz, Hanika, O’Halloran), Yamaha YZF-R1, 782 voltas
2. Kawasaki Webike Trickstar (Ramos, Leblanc, Di Meglio), Kawasaki ZX10R, +1: 37.890 min
3. ERC Endurance (Mikhalchik, Foray, Checa), BMW M1000RR, +9 voltas
4. BMW Motorrad World Endurance (Reiterberger, Guintoli, Odendaal), BMW M1000RR, +10
5. Maxxess da BMRT 3D (Viñales, Gines, Cresson), Kawasaki ZX10R, +21
6. Yoshimura SERT Motul (Black, Masson, Atsumi), Suzuki GSX-R1000R, +23
7. National Motos Honda (Suchet, Raymond, Nigon), Honda CBR1000 RR-R (SST), +27
8. FCC TSR Honda (Techer, Hada, Perolari), Honda CBR1000 RR-R, +32
9. Team Bolliger Suíça (Thöni, Romero, Toledo), Kawasaki ZX10R, +37
10. Dafy Rac41 (Leesch, Manfredi, Ishizuka, Poncet), Honda CBR1000 RR-R (SST), +41
11. 3ART Best of Bike (Westmoreland, Vietti Ramus, Mohr, Negrier), Yamaha YZF-R1 (SST), +43











