A quinta jornada do Campeonato de Espanha de Superbike realizou-se este fim-de-semana no Circuito do Estoril. Pela segunda vez nesta temporada, o ESBK visitou este circuito, onde mais uma vez, o vento foi um ‘convidado’ pouco desejado.
Superbike
No sábado decorreram os treinos cronometrados e as primeiras corridas. Depois de Steven Odendaal e Simon Jespersen terem liderado o treino de SBK durante grande parte do tempo, Tito Rabat conseguiu chegar ao P1 para conquistar a pole-position. O próprio Jespersen e Ivo Lopes acompanharam-no na primeira linha da grelha. Tito assumiu a liderança com muita certeza das suas opções . Nas primeiras voltas, Jespersen foi segundo e Lopes terceiro, mas o português ultrapassou-o para alcançar Rabat.
A meio da corrida 1 de SBK, Ivo começou a ter problemas e viu tanto Simon como Steven ultrapassá-lo, ficando sem opções, caindo para P13. A partir desse momento, Tito teve como rival o lutador Odendaal, mas nenhum dos dois esperava a chegada de Jespersen que também queria fazer parte da festa . No final foi a Yamaha Team Escandinavia quem ficou em primeiro e se distanciou de todos em busca da primeira vitória na categoria. Jespersen venceu, deixando Rabat em segundo e Unai Orradre em terceiro. Nas Stock1000 Eduardo Montero , Dani Valle e Brett Roberts subiram ao pódio .
Supersport
Mauro González, muito rápido desde que chegou ao Estoril , conquistou a pole na Supersport. Eric Fernández e Jacopo Cretaro estiveram com ele na primeira linha da grelha. Nas primeiras voltas, Mauro e Eric travaram uma bela luta pelo P1 até que, na quinta volta, Piotr Biesiekirski, que faz o MundialSSP este ano, interpôs-se entre eles para chegar ao domínio de González e ultrapassá-lo.
Com o líder polaco, Mauro continuou em segundo mas a 6 voltas do final , Eric ultrapassou-o com o objectivo de ir atrás de Piotr e continuar a acumular vitórias. Fernández conseguiu, mas o seu companheiro não o deixou escapar e ficou atrás dele. Mauro tem corrido para vencer e todas as oportunidades são boas. As duas últimas voltas foram muito emocionantes, com os três líderes rodando muito próximos e ganhando vantagem. No final, Eric venceu, Mauro ficou em segundo e Piotr em terceiro. Em Stock600 Jacopo Cretaro foi o melhor seguido por Tibor Varga e Javi Palomera
SS300
Tomas Alonso, que joga em casa e esteve muito motivado, conseguiu parar o cronómetro com o melhor tempo. Daniel Ocete e Tomás Marín terminaram em segundo e terceiro, respectivamente. Alonso, Ocete e Gonzalo Sánchez foram os encarregados de lutar pela vitória na sempre difícil categoria 300. Ao contrário de outras ocasiões, desta vez apenas os três conseguiram estabelecer um ritmo muito elevado e foram os destaques. Tomas e Gonzalo disputam o título e cada ponto conquistado é importante, mas ambos também tiveram que se preocupar com Daniel e Uriel Hidalgo que queriam o seu lugar.
A luta entre os três tem sido imbatível mas apenas um deles conseguiu vencer e Uriel venceu, Ocete foi o segundo e Tomas o terceiro. No Kawasaki Ninja Spirit Trophy, Uriel Hidalgo, Tomas Alonso e Dinis Borges subiram ao pódio.
BeOn Junior Cup
Jesús Ríos liderou o treino durante quase todo o tempo, mas, nas etapas finais, Casey James O’Gorman conquistou-lhe a pole na BeOn Junior Cup. Na corrida, o piloto da Superhugo 44 Team dominou com absoluta clareza . começou e ele não deixou nenhum de seus rivais se aproximar dele. Atrás, Ríos, Iaroslav Karpushin e Facundo Llambias lutaram pelos outros dois lugares de honra durante todas as voltas.
Com a bandeira quadriculada, Casey foi de longe o melhor , Facundo terminou em segundo e Jesús em terceiro.
Moto4 e PréMoto3
Eric Ruz, Leo Casadei e Irfan Qabil foram os mais rápidos no contra-relógio de Moto4. Na corrida, que foi a primeira a ser realizada hoje, um grande grupo de pilotos começou impecavelmente a lutar pelos únicos três pódios. Poucas voltas após a largada, dois pilotos da equipe Frando Racing VHC Liqui Moly, Qabil e Eneko Osorio, ficaram de fora do jogo, algo que os três da equipe Igax, Casadei, Ruz e Enzo Zaragoza, aproveitaram para distanciar-se e lutar entre si pela vitória. Depois de muitas mudanças de posição e uma bela batalha, Leo venceu , Enzo ficou em segundo e Eric em terceiro.
Izan Rodríguez dominou o contra-relógio PréMoto3, deixando Alberto Enríquez e Ethan Gavin Sparks para trás. A corrida foi incrível com um grupo de 9 pilotos rodando no mesmo segundo e lutando pela vitória. Foram intermináveis ultrapassagens com Nikola Miroslavov, Álvaro Lucas, Mateo Marulanda e Alberto Enríquez como protagonistas. Com uma última volta de parar o coração, Nikola conquistou a vitória , Álvaro terminou em segundo e Alberto em terceiro.