Endurance: Phase One prepara Museu
A Phase One Endurance, formada em 1985 por Russell Benney, é uma equipa do Mundial de Resistência de motos, que se afastou há alguns anos e atualmente a competir na European Classic Series da FIM
Depois de se retirar como piloto e Team Manager, Russell Benney comentou a modalidade para o Eurosport em Inglês alguns anos e regressou para as séries clássicas, mas tem estado a organizar o espólio de motos de corrida que, enquanto engenheiro mecânico, eram preparadas pelo próprio, para as poder exibir num pequeno museu na base da equipa no Condado de Somerset.
A primeira fase do museu de resistência da equipa está agora completa. Está prevista a sua abertura formal durante o verão. Até agora existem exemplos da Kawasaki ZXR 750 da Riders, moto vitoriosa no Campeonato do Mundo de 1993 (com Doug Toland) e da Suzuki GSXR 750 de 2000 e de uma das Suzuki GSXR1000 K3 vencedoras da Equipa em 2003 e da Kawasaki Peckett & McNab de fábrica de 1978, pilotada por Bernie Toleman e John Cowie, além de uma das Bultaco TSS 250 de Frank Sheene de 1966, que também está em exposição.
A segunda fase do Museu estará concluída em 2022 e espera-se enriquecê-lo com muitos mais exemplos de máquinas de resistência do Reino Unido das décadas de 1960 e 70.
A intenção é proporcionar uma casa para o maior número possível de motos de resistência, cobrindo a era das Nortons, Triumph e BSA até aos dias de hoje. Foram sessenta anos de rica história de corridas de resistência atribuídas a equipas e inscrições do Reino Unido, que até agora não tinham um lar. Está previsto que todo o sucesso seja guardado debaixo do mesmo teto para que não se perca.
Russell diz a propósito:
“Temos usado o atual período de bloqueio para atualizar um dos antigos espaços de oficina para a área de exposição para as três motos vencedoras do Campeonato do Mundo…”
“Estamos agora a trabalhar nos milhares de fotografias, slides, cartazes, resultados de corridas, composição de equipas, fichas de cronometragem, pilotos, etc. para complementar a área para percorrer 25 anos da história da Phase One no Mundial de Resistência, desde o primeiro Bol d’Or em 1985 até ao Qatar em 2009. O espaço já é muito pequeno!”