Endurance: Nova data para a 43ª edição das 8 Horas de Suzuka

Por a 28 Abril 2020 15:30

Após a declaração no Japão de estado de emergência nacional para combater a pandemia Covid-19, a corrida das 8 Horas de Suzuka foi agora adiada para 1 de Novembro de 2020. A icónica prova é o grande final do Campeonato do Mundo de Resistência desde a temporada 2016/2017 e voltará a figurar como a prova decisiva da temporada 2019/2020.

Assim, a Federação Internacional de Motociclismo, o promotor Eurosport Events e a Mobilityland, organizadores das 8 Horas de Suzuka, decidiram adiar a prova, inicialmente prevista para 19 de Julho de 2020, para uma nova data: Domingo, 1 de Novembro.

Com as restrições na fronteira de entrada atualmente em vigor no Japão, impossibilitando Suzuka de acolher equipas e pilotos de países afetados pelo coronavírus, a corrida foi adiada para o final do ano.

Historicamente realizada no Verão, desde a primeira edição em 1978, as 8 Horas de Suzuka terão lugar pela primeira vez no Outono de 2020. Isto até poderá beneficiar a corrida, pois Novembro, ao contrário do húmido Verão, que sempre causa problemas às equipas, é dos meses mais secos no Japão. No entanto, também escurece mais cedo e a corrida pode precisar de ajusta nos horários, ou ter mais tempo disputado à noite na fase final.

Em estreita colaboração com o organizador de corridas Mobilityland, a icónica corrida japonesa foi promovida ao estatuto de grande final da EWC em 2017.

Como evento final da temporada do EWC, a corrida de 8 horas beneficiará de um bónus de 150% dos pontos.

A FIM, a Eurosport Events e os vários organizadores de corridas reestruturaram o calendário da temporada em curso para garantir o número de corridas inicialmente agendadas para o campeonato, embora as 8 Horas de Oschersleben tenham sido canceladas. A temporada 2019-2020 continuará, assim, com as 24 Heures Motos (29 e 30 de Agosto de 2020) seguidas pelo Bol d’Or (este, praticamente na data tradicional de 19 e 20 de Setembro), e termina com a grande final em Suzuka a 1 de Novembro.

François Ribeiro, Diretor de Eventos do Eurosport

“A crise global de saúde, os constrangimentos logísticos resultantes das restrições de entrada do Japão e a nossa prioridade que é proteger a saúde de todos os envolvidos no EWC, tornaram necessário adiar as 8 Horas de Suzuka. Elogios devem-se à Mobilityland pela adaptação do calendário de Suzuka para garantir que esta grande corrida no campeonato continua a ser a maior celebração para os fãs de motociclismo no Japão. Para ajudar as equipas com os seus requisitos logísticos na fase de abertura da temporada do EWC 2020-2021 , vamos adiar a data das 8 Horas de Sepang para Janeiro, se necessário, mesmo antes dos habituais pré-testes SBK/GP no circuito.”

Jorge Viegas, Presidente da FIM

“Quem imaginaria que as 8 Horas de Suzuka teriam de ser adiadas há algumas semanas? No entanto, temos de nos manter fortes e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para voltarmos a correr, o mais rapidamente possível, sem correr riscos desnecessários. Estou certo de que os fiéis espectadores de Suzuka voltarão a desfrutar de um grande espetáculo e que esta icónica corrida vai manter o seu lugar especial no Endurance World Championship. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer todos os esforços da Federação Japonesa de Motociclismo (MFJ), Mobilityland Corporation e, claro, Eurosport Events!”

 

author avatar
Redação
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x