Endurance, 24H Le Mans: Yamaha YART avaria, Suzuki mais isolada à frente
As 24 horas de Le Mans da YART Yamaha terminaram mais cedo para a equipa Yamaha Áustria após uma falha mecânica na décima hora, deixando a Suzuki Yoshimura mais à vontade no comando
No entanto, com uma forte exibição na primeira metade da prova, a equipa Yamaha garantiu 14 pontos no Campeonato Mundial de Endurance.
Com as temperaturas a subir, Karel Hanika iniciou a temporada 2021 do YART, mas depois de um problema no arranque, viu-se a descer na ordem no 15º lugar.
A corrida foi rapidamente interrompida após um incidente na primeira curva da Wojcik Racing Team e isto permitiu que o piloto checo se recompusesse antes de voltar a carregar através do campo.
O antigo campeão da Red Bull Rookies Cup esculpiu o seu caminho através do pelotão e rapidamente se viu de novo dentro do top 10 no final dos dez minutos iniciais.
Cinco minutos mais tarde e Hanika estava dentro dos cinco primeiros e continuou o seu ataque aos lugares do pódio.
Estabelecendo a volta mais rápida da corrida, o jovem de 25 anos de idade continuou a puxar e subiu para o terceiro lugar antes de passar a Kawasaki Tati Team Beringer na Garage Vert para ocupar o segundo lugar.
Com uma diferença de 2,7 segundos à sua frente, Hanika apanhou a moto líder no final do seu primeiro turno.
Contudo, a corrida da YART chegou a um final dramático na décima hora, quando Marvin Fritz chegou às boxes a empurrar a R1. Um esforço heroico da equipa viu o motor ser reconstruido no espaço de uma hora, mas com demasiados danos, a equipa foi forçada a retirar-se da corrida.
Apesar da desistência, a YART conseguiu assegurar 14 pontos de campeonato em Le Mans e estão determinados a levar o seu ritmo de vitória à segunda ronda da época no Estoril, a 17 de Julho.
A Honda FCC Nº 5 ascendeu à segunda posição a 4 voltas dos líderes a 15 Horas de prova.