O piloto oficial da Yamaha YART Niccolò Canepa está a recuperar bem depois de ter sido submetido a uma cirurgia bem sucedida ontem à noite
Médicos do Hospital Universitario Dexeus, em Barcelona, operaram para estabilizar três fraturas no tornozelo esquerdo de Canepa, sofridas num acidente no teste em Valência, na terça-feira.
Canepa estava em Espanha a testar com os companheiros de equipa Yamaha YART, Marvin Fritz e Karel Hanika, quando se despistou fortemente à entrada para a Curva 10 de Valência.
O airbag do fato deflagrou e evitou lesões na parte superior do corpo, mas um forte impacto no tornozelo esquerdo deixou o antigo campeão do mundo de resistência com três fraturas na articulação.
Após uma primeira avaliação em Valência, Canepa foi transportado para o Hospital Universitario Dexeus, em Barcelona, onde os cirurgiões estabilizaram as fraturas com duas placas, num procedimento cirúrgico de duas horas que ocorreu na noite de ontem, quarta-feira.
O prognóstico pós-cirurgia é bom, com Canepa em linha para fazer uma recuperação total antes das 24 Horas de Le Mans a 17/18 de abril, a ronda inaugural do Campeonato do Mundo de Resistência de 2021.
Niccolò Canepa explicou:
“Estávamos em Espanha a fazer um bloco de testes antes da nova temporada. Na manhã de terça-feira, em Valência, estava a esforçar-me demasiado numa pista que ainda estava um pouco suja, e tive uma enorme chicotada na entrada para a Curva 10, provavelmente a maior que já tive. O airbag do meu fato funcionou perfeitamente, mas tive um grande impacto no tornozelo esquerdo e sofri três fraturas. Depois de um primeiro exame em Valência, fui até ao Hospital Universitario Dexeus, em Barcelona, onde numa operação ontem à noite os médicos inseriram duas placas para estabilizar as fraturas.
As fraturas não foram assim tão fáceis de estabilizar, mas os médicos ficaram muito contentes com o resultado e estão confiantes de que vou recuperar completamente. Assim que a dor desaparecer na próxima semana, poderei iniciar o processo de reabilitação com alguma fisioterapia. Estou confiante de que estarei totalmente apto para a primeira corrida da temporada de 2021 em Le Mans em abril e mal posso esperar para estar de volta à moto.”