Endurance, 2021, 12H do Estoril: YART Yamaha perde posição de líder
Com 8 horas de corrida, a Kawasaki de fábrica está agora na liderança à frente da moto da Honda France e da Yamaha Igol. Uma queda afastou a Yart Yamaha da liderança, numa corrida louca desde as 9 horas da manhã, com sucessivos líderes, quedas impressionantes e um calor abrasador, que torna tudo ainda muito mais complicado.
Depois de Gregg Black ter feito o holehot com a Suzuki da Yoshimura SERT, uma luta começou imediatamente na liderança entre a Suzuki de fábrica, a FCC TSR Honda França, a BMW Motorrad World Endurance Team e a YART Yamaha oficial.
Com a pista quente, nalguns pontos com o asfalto a rondar os 55 graus os líderes caíram um após o outro. A primeira moto a cair foi a BMW, logo a seguir a máquina da Yoshimura SERT e nem a YART Yamaha escapou ao contacto direto com o asfalto. A partir daqui, tanto a BMW como a Suzuki nº1 encetaram uma recuperação…
À 6ª hora, a Yamaha YZF-R1 da YART tinha um liderança aparentemente sólida, com 1 volta de vantagem sobre a equipa nº11 da Kawasaki France, rodando então na casa do minuto 1’39. A FCC TSR (Honda France), a Beringer Kawasaki e a outra R1 da Yamaha Igol fechavam os cinco primeiros. Nesta altura, a GSX-R 1000 da Yoshimura SERT já tinha recuperado até sexto e a moto da BMW Motorrad tinha subido a oitavo.
A VIOLENTA COLISÃO NO ‘S’ DA SUZUKI Nº1
É já a caminho da 7ª hora que se dá o inesperado, uma violenta colisão na zona do ‘S’ entre as motos da Yoshimura SERT e a Kawasaki da Beringer Racing, voltando a Suzuki de fábrica ao fundo da classificação. Na box, mudavam a frente da Suzuki nº1 vencedora de Le Mans, em jogo estava o campeonato, com apenas mais dois provas pontuáveis para o Campeonato do Mundo. A SERT perdia quase 20 minutos na box!
Por outro lado, mantendo-se a moto da Kawasaki France na frente. Com os 10 pontos atribuídos à equipa na liderança após 8 horas de corrida e os 35 pontos disponíveis para a vitória, a Kawasaki de fábrica poderá chegar ao topo da classificação do Campeonato Mundial de Endurance. No entanto, a Webike SRC Kawasaki France Trickstar ainda está sob pressão da FCC TSR Honda France, que está 1 volta atrás. A Igol Yamaha está no terceiro lugar.
Na 10ª hora de corrida, a ZX-10R da Kawasaki France mantem-se há 3 horas no primeiro lugar, mas com a CBR 1000 Fireblade da Honda France cada vez mais próxima. A duas voltas dos dois primeiros vêm a moto 333 da Igol Yamaha e a BMW oficial nº 37. Nada ainda está decidido!