Quinze pequenos pilotos disputaram a corrida das 85GP Moto4/Moto5, saudando-se o regresso do Team Benga, mas o vencedor nunca esteve em dúvida: Afonso Almeida da Oliveira Racing School já tinha feito a pole e no Estoril estava simplesmente numa classe aparte, sendo 6 segundos mais rápido que qualquer outro piloto em pista na sua BeOn com as cores da BP Ultimate.
A atestar da juventude e inexperiência da classe, o vencedor fez de facto uma melhor volta em corrida (na última, em 1:59.902) do que tinha feito para a pole…
Isso não quer dizer que não tivesse sido ativamente perseguido, principalmente por Martin Marco na sua MIR, e por Naama Rosa do M C Loulé, que viriam a partilhar o pódio com o vencedor.
Logo atrás deste trio ficaram Pedro Matos e o primeiro dos pilotos da MotoBenga, Adelino Patronilho seguido de Marcos Alvarez.
A partir daí, outro intervalo para os restantes, liderados por Bruna Santos a estrear-se em 2020 mas a ficar à frente da MIR de Rafaela Peixoto por umas décimas…
Atrás, acabaram Diego Pazos, Tiago Balhé e Martin Jesus, praticamente colados e a uma volta, Bárbara Magro e Gonçalo Capote…